Unimed - Capa
Variedades

Cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais é tema de curso online da Epagri no dia 30

Não é preciso se inscrever para participar do curso, basta acessar o link no dia e hora marcados

27 Set 2020 - 08h00Por Da Redação

No dia 30 de setembro a Epagri realiza mais um curso online e gratuito sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Na live, que ocorre entre 14h e 16h no canal de capacitações da Epagri no YouTube, os extensionistas da Epagri Cristina Ramos Callegari e Altamiro Morais Matos Filho conversam sobre cultivo e usos de Panc com o convidado Nuno Madeira, pesquisador da Embrapa Hortaliças.

Imobiliária Coralli

Não é preciso se inscrever para participar do curso, basta acessar o link no dia e hora marcados. Durante o evento online será disponibilizado um formulário para ser preenchido por aqueles que tiverem interesse em receber certificado.

Nuno Madeira é agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, formado em 1994. Em 2002 tornou-se pesquisador da Embrapa Hortaliças, onde é responsável pelos trabalhos com Hortaliças Tradicionais, além de curador e guardião das coleções de germoplasma da Embrapa de Hortaliças Panc, Mandioquinha-Salsa, Inhame e Inhame-Cará.

Sobre Panc

As Panc não fazem parte do cotidiano alimentar da população, mas ainda são usadas tradicionalmente em determinadas regiões ou culturas. Segundo a extensionista da Epagri, o termo “não convencionais” significa que não são produzidas e comercializadas em grande escala, fazendo com que seu cultivo e uso possam cair no esquecimento. “Seu consumo tem diminuído em áreas rurais e urbanas e entre todas as classes sociais, resultado da globalização, da urbanização e do crescente uso de alimentos industrializados”, alerta Cristina.   

A extensionista destaca que o uso dessas plantas na alimentação é amparado pelo saber popular e pesquisas científicas, porém é necessário poder identificar corretamente os vegetais, conhecer suas partes comestíveis e as formas de preparo indicadas. Para estudar e demonstrar os benefícios das Panc para agricultores e consumidores, a Epagri desenvolve em Florianópolis o Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de Panc. 

Projeto

O projeto inclui atividades de capacitação do público, como dias de campo, palestras, oficinas e visitas a agricultores que utilizam Panc. Também são promovidas articulações para comercialização das plantas, principalmente em feiras, em cestas agroecológicas e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da participação em campanhas de educação alimentar e nutricional. A Epagri ainda vem promovendo encontros de trocas de sementes, mudas e receitas e capacitando seus extensionistas em diversos municípios. Outras ações da Empresa foram publicar boletim didático sobre o tema e, mais recentemente, realizar as capacitações online.

Com a pandemia, as atividades presenciais foram suspensas e a Epagri realizou em 22 de julho a primeira capacitação online em Panc. Participaram mais de 600 pessoas, de diversos estados e de todas as regiões do país.

“Saber identificar, cultivar e usar as Panc contribui com a valorização das culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes e evita que elas desapareçam do nosso cotidiano. Contribui também com a conservação e uso da biodiversidade, a promoção da segurança alimentar e nutricional, a soberania alimentar e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável”, finaliza Cristina.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Variedades

Fundo Social aborda nesta terça (27) Lei de Incentivo ao Esporte

Mundo

Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição

Além de fazer imagens, a missão pretende coletar areia obtida em solo
Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição
Santa Catarina

Fesporte e Federação Catarinense de Xadrez realizam a 1ª edição dos Jogos Escolares On-line da modalidade

A competição inédita é voltada para alunos atletas até 18 anos, matriculados nas unidades de ensino do Estado que praticam a modalidade de xadrez
Fesporte e Federação Catarinense de Xadrez realizam a 1ª edição dos Jogos Escolares On-line da modalidade
Geral

Alunas brasileiras criam minifoguetes para reflorestar áreas devastadas

Feitos com tubo de PVC e movidos à base de um combustível natural, uma pilha e um fio para dar ignição, os minifoguetes foram desenvolvidos a um custo unitário de R$ 50
Alunas brasileiras criam minifoguetes para reflorestar áreas devastadas
Ver mais de Variedades