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Segurança

Subida do Morro da Antena é interditado para obras

A extensão da obra de pavimentação é de 1.672 metros - percurso da Chiesetta Alpina até o topo onde ficam as antenas de transmissão e telecomunicação

05 Abr 2022 - 10h31Por Janici Demetrio
Subida do Morro da Antena é interditado para obras - Crédito: Arquivo / Divulgação Prefeitura de Jaraguá Crédito: Arquivo / Divulgação Prefeitura de Jaraguá

O acesso ao Morro da Antena está interditado para as obras de pavimentação em concreto da JGS 453 – Estrada Hilda Spezia. Por segurança, a interdição ocorre após a Chiesetta Alpina e a previsão de liberação para o trânsito é de aproximadamente 150 dias, período em que durarem as obras.

A assinatura da ordem de serviço para a obra ocorreu no início do mês de março. Na ocasião, foi assinado também, o Projeto de Lei com a proposta de instituir o Parque do Morro Boa Vista.

A pavimentação do acesso ao morro da antena é aguardada há muitos anos pelos praticantes do voo livre, pelas empresas que possuem seus equipamentos no morro e pela comunidade, hoje ainda com limitações para visitar o local, que é um dos principais atrativos turísticos da região.

A extensão da obra de pavimentação é de 1.672 metros (percurso da Chiesetta Alpina até o topo onde ficam as antenas de transmissão e telecomunicação). A empresa que venceu o processo de concorrência Nº 267/2021 – Construtora Fortunato LTDA – será responsável pelos serviços de engenharia, mão de obra, terraplenagem, drenagem pluvial, sinalização viária e serviços complementares.

O valor global da proposta ficou em pouco mais de R$ 2,8 milhões. A obra conta com recursos de emenda parlamentar do deputado Carlos Chiodini, no valor de R$ 1 milhão. O restante será investido com recursos próprios do Município.

O projeto de pavimentação e estudo urbanístico para criação do Parque do Morro Boa Vista foi elaborado pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Durante a elaboração do projeto, a equipe de Engenharia e Arquitetura da Amvali também estudou locais estratégicos para a construção de mirantes ao longo do trecho.

Todo o projeto contou com a equipe de topografia da Amvali, que atuou no levantamento topográfico, cadastral, altimétrico e perfil longitudinal, além de levantar pontos de escoamento superficial para o melhor dimensionamento da drenagem e exposição de rochas ou deslizamentos que dificultariam as obras naquele local ou necessitariam de adaptação de segurança prevista desde a concepção do projeto. 

Além de quatro mirantes, o projeto também contempla o cálculo estrutural de contenção, um estacionamento, seis refúgios ao longo da estrada, calçadas e escadaria, em uma área total de 10.500 m².

Em 2021, após o relatório e parecer final do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (CIGAMVALI) sobre “Estudos de Mobilidade do Morro”, que buscou localizar área de interesse público, induzir a organização do condomínio das antenas, concessão de uso da rampa de voo livre, organização de acesso e mobilidade, a área de 231.542,78m2 foi declarada como de Utilidade Pública.

Ao se tornar de Utilidade Pública a área passa a ser protegida, preservada e ter o aprimoramento dos recursos naturais nela contidos, além da implantação racional de projetos turísticos, paisagísticos e de lazer, com ou sem exploração econômica, bem como a regulamentação do uso para instalação e manutenção de antenas receptoras, transmissoras ou repetidoras e equipamentos acessórios, compatibilizando-os com o ecossistema local e objetivando o melhor aproveitamento, utilização ou produtividade das mesmas em beneficio da coletividade. 


História
O morro das antenas, junto com o Pico Jaraguá e o morro do meio, formam um conjunto de montanhas. De acordo com dados históricos, já na década de 1960, foi instalada a primeira antena de tv no alto do morro, cujo material foi levado de carroça puxada por bois. O acesso ao morro começou a ser melhorado em 1979, para a instalação de repetidoras de tevê e para tornar o local um posto turístico. Em 1980, o acesso foi facilitado com a instalação de uma rampa de voo livre.

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