vacina
Segurança

Prefeitura de Jaraguá prepara última etapa do Binário da Vila Lenzi

Esta será a etapa mais abrangente do projeto, compreendendo mudanças de sentido de tráfego e transformando ruas em mão única

19 Jun 2023 - 10h23Por Janici Demetrio
Prefeitura de Jaraguá prepara última etapa do Binário da Vila Lenzi - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul se prepara para implantar mais uma etapa do Binário da Vila Lenzi. De acordo com o diretor de Trânsito, Gilmar Marietto, esta será a etapa mais abrangente do projeto, compreendendo a mudança de sentido de tráfego da Rua Padre Alberto Romuald Jakobs, transformando-a em mão única no sentido centro/bairro, bem como da Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, que passará a ser mão única no sentido bairro/centro, a partir da Rua Irmão Leandro até a Rua Emílio Stein, numa extensão de 1.400 metros.

“É importante destacar que a Rua João Planincheck continuará em mão dupla. Neste sentido, necessário que os condutores fiquem atentos às alterações que serão promovidas”, alerta ele.

As mudanças não têm uma data exata para acontecer, pois dependem, especialmente, das condições climáticas para sinalização de solo.

Fique de olho nas alterações:

- Quem estiver na Rua João Planincheck vindo da Rua João Januário Ayroso (Lux Atacadão) NÃO poderá converter à esquerda na Rua Padre Alberto Romuald Jakobs (em frente a Igreja Assembleia de Deus). Para acessar esta via, terá que fazer uma rotatória de quadra, virando à direita na Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira (como se estivesse indo para o Centro) e, posteriormente, entrar à esquerda na Rua José Emmendoerfer e na Rua Dona Antônia, novamente à esquerda, quando então seguirá em direção à Rua Padre Alberto Romuald Jakobs.

- O mesmo ocorrerá para quem está na Rua João Planincheck vindo da Rua Venâncio da Silva Porto (sentido Nova Brasília/Jaraguá Esquerdo). Nesse caso, o veículo NÃO poderá converter à esquerda na Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira para ir ao Centro. Se desejar ir em direção ao Centro deverá virar à direita na Rua Padre Alberto Romuald Jakobs, posteriormente entrando à esquerda na Rua Professor Antônio Estanislau Ayroso e novamente à esquerda acessando a Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, quando então poderá ir em direção ao Centro por esta via.

- Quem estiver trafegando na Rua João Planincheck vindo da Rua João Januário Ayroso (Lux Atacadão), e desejar ir sentido Rua Venâncio da Silva Porto, seguirá reto como ocorre hoje, e o mesmo se aplica para quem estiver trafegando no sentido contrário.

“Essas alterações estão sendo implementadas objetivando proporcionar mais segurança aos condutores e agilidade nos deslocamentos, pois, com as alterações propostas, o semáforo da Rua João Planincheck, que hoje opera em quatro tempos, ou seja, abre separadamente para cada aproximação, passará a funcionar em apenas dois tempos, trazendo assim muito mais tempo de verde para a passagem dos veículos e diminuindo filas e congestionamentos, logo, dando mais fluidez”, comenta o diretor de Trânsito.

A IMPORTÂNCIA DOS BINÁRIOS
A implantação de binários segue uma tendência que objetiva criar corredores em vias paralelas proporcionando maior facilidade nos deslocamentos, uma vez que permite que no mínimo duas faixas de rolamento sigam ao mesmo tempo no mesmo sentido. Por conta disso permite uma maior quantidade de veículos transitando num mesmo sentido, o que proporciona mais agilidade e melhor mobilidade.

“Além disso, como transitam num mesmo sentido, há uma maior segurança em razão da diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas”, informa a Engenheira Civil, Luciana Hartmann, da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul. 

Em vias como Reinoldo Rau e Marechal Deodoro da Fonseca, onde há uma grande quantidade de interseções semaforizadas, a engenharia de trânsito possui mecanismos para permitir que o binário não perca o seu propósito maior de permitir mais agilidade nos deslocamentos. 

“Nesse caso, foi implantada a chamada ‘onda-verde’, que consiste na abertura sequencial dos semáforos de modo que mantida uma velocidade constante muito perto da máxima permitida, permite que os veículos consigam passar em todos os semáforos no verde”, explica a engenheira.

De acordo com ela, no caso do chamado binário da Vila Lenzi o mesmo irá fazer uma ligação direta entre o Centro até os bairros Nova Brasília, Vila Lenzi, Chico de Paulo e Água Verde, além de permitir acesso a outros bairros e também à BR-280.

Para o Prefeito Jair Franzner, a implantação do binário da Vila Lenzi representa um importante ganho para todos os bairros que serão atendidos.

“Estamos trabalhando muito pra melhorar, ainda mais, a infraestrutura urbana permitindo uma melhor condição à população, e o binário da Vila Lenzi é importantíssimo pela área que será beneficiada. A exemplo de outros binários já existentes, e que já demonstraram a sua eficácia, o binário de Vila Lenzi vai proporcionar uma melhor condição aos transeuntes, moradores, comerciantes, ciclistas e pedestres”, mencionou.

A Diretoria de Trânsito e Transportes alerta aos condutores para que fiquem atentos às alterações que serão promovidas, e que estarão sendo divulgadas nos próximos dias, e que dizem respeito, principalmente, no cruzamento das Ruas D. Antônia com Pe. Alberto Romuald Jakobs - local onde terá um semáforo; na esquina da Rua Antônio Carlos Ferreira com Emílio Stein (local do início do binário em direção ao bairro), e também no cruzamento das Rua Antônio Carlos Ferreira com João Planincheck por conta de algumas conversões que não serão mais permitidas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Segurança

Homem é preso após furtar carne em estabelecimento de Jaraguá do Sul

Fato ocorreu na tarde deste sábado (27)
Homem é preso após furtar carne em estabelecimento de Jaraguá do Sul
Segurança

Homem com mandado de prisão por tráfico de drogas é preso em Guaramirim

O fato ocorreu na noite de sexta-feira (26) na rua José Theodoro Ribeiro
Homem com mandado de prisão por tráfico de drogas é preso em Guaramirim
Segurança

Com medo de ser preso, homem informa nome falso durante abordagem policial em Schroeder

Fato ocorreu na tarde de sexta-feira (26)
Com medo de ser preso, homem informa nome falso durante abordagem policial em Schroeder
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Ver mais de Segurança