transito
Segurança

Polícia Militar inicia Operação Alegria nesta sexta-feira

A ação coincide com o início da 3ª fase da Operação Veraneio. O objetivo é proporcionar segurança ao cidadão, preservando a ordem pública.

17 Fev 2023 - 10h34Por Janici Demetrio
Polícia Militar inicia Operação Alegria nesta sexta-feira - Crédito: Divulgação Governo de SC Crédito: Divulgação Governo de SC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) começa nesta sexta-feira (17) mais uma Operação Alegria, que estará presente em todo Estado. A ação coincide com o início da 3ª fase da Operação Veraneio (2022-2023). O objetivo é proporcionar segurança ao cidadão, preservando a ordem pública.

A PMSC estará com efetivo operacional nas ruas, atendendo aos chamados pelo número 190 e pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Seja morador de Santa Catarina seja turista, basta preencher um cadastro e será possível indicar exatamente o local onde precisa da Polícia Militar. Além disso, há orientações no site (pm.sc.gov.br) e nas redes sociais @pmscoficial.

As ações principais visam coibir o porte ilegal de armas de fogo, a posse e o comércio de drogas, a venda de bebidas alcoólicas em desacordo com a legislação e a condução de veículos em via pública sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas. Milhares de turistas se deslocam ao estado à procura de diversão, lazer e ao mesmo tempo tranquilidade neste período, aumentando consideravelmente o fluxo de trânsito nas rodovias, principalmente naquelas que dão acesso aos balneários e estâncias hidrominerais.

PMSC Cidadão e celular

O primeiro quesito de segurança começa antes de ir para as festas de carnaval. O cidadão pode baixar no telefone celular o aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Com ele, terá mais uma ferramenta para acionar a Polícia Militar. O app pode gerar uma ocorrência diretamente com a Central de Emergência da PMSC.

O celular é o principal objeto furtado e roubado nesse período, principalmente em grandes aglomerações. Assim, ao transportar seu telefone, evite deixá-lo à vista de criminosos. No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis. O que o ladrão não vê, não pode querer.

Caso tenha o aparelho furtado, não esqueça de registrar imediatamente a ocorrência. Após isso, você pode tentar localizar o aparelho de acordo com o sistema operacional. Quem utiliza o sistema da Google, por exemplo, pode acessar o Encontre meu Dispositivo e ver a localização exata do aparelho.

Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para isso, é necessário ter o número do IMEI. Para ter acesso, digite *#06# no telefone e grave em um lugar seguro em casa. Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o IMEI e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado.

O que levar

Outra dica importante é sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões. Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como CPF e título de eleitor. Em caso de perda da carteira, você evita refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes.

Crianças

Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, não esqueça de colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.

Ingresso

Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares. Compre-os sempre nos locais oficiais e evite comprá-los de cambistas.

Importunação sexual

Um recado especial para as mulheres. Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço ou tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Bebidas e direção

O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. O clássico “se beber não dirija” nunca sai de moda! Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte. A PMSC irá reforçar as operações da Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.

Por fim, como esse é um período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito para aquela “paradinha rápida”. E também não fure filas. Desta forma, a PMSC pede aos foliões educação e respeito. Eles ainda são os melhores companheiros da diversão.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!  

Matérias Relacionadas

Segurança

Operação contra tráfico de drogas é realizada em Joinville

Bandidos comandavam as ações criminosas de dentro de sistema penitenciário.
Operação contra tráfico de drogas é realizada em Joinville
Geral

Parque Malwee é, novamente, alvo de vandalismo e será fechado como uma medida de conscientização

Duas estátuas foram destruídas na semana passada; os restaurantes e Loja do Parque funcionarão normalmente
Parque Malwee é, novamente, alvo de vandalismo e será fechado como uma medida de conscientização
Segurança

(Vídeo) Câmera registra furto de fiação de telefonia, em Guaramirim

Ação ocorreu no bairro Rio Branco, na noite desta segunda-feira
(Vídeo) Câmera registra furto de fiação de telefonia, em Guaramirim
Segurança

Acusado de matar homem com facada permanece preso em Jaraguá

Crime aconteceu na madrugada de domingo
Acusado de matar homem com facada permanece preso em Jaraguá
Ver mais de Segurança