dengue 2
Segurança

Operação Moto Segura vai até 31 de maio nos municípios da região

O objetivo é abordar motociclistas e fiscalizar o trânsito das motos que circulam nas cidades que compõem o 14º BPM, Schroeder, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Guaramirim e Corupá.

04 Mai 2021 - 16h15Por Gabriel Junior
Operação Moto Segura vai até 31 de maio nos municípios da região -

No último dia 1º de maio, o 14º Batalhão de Polícia Militar deu início à operação ''Moto Segura'', que vai até o dia 31 de maio. O objetivo dessa operação é abordar motociclistas e fiscalizar o trânsito das motos que circulam nas cidades que compõem o 14º BPM, Schroeder, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Guaramirim e Corupá.

''A operação tem por objetivo fiscalizar a atividade de tele-entrega, moto-frete, profissionais que atuam na entrega de mercadorias. Esses profissionais precisam estar adequados à legislação (normativa de trânsito)”, destaca o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva. 

O comandante explica que existe um regramento específico para esse tipo de atividade. Portanto, não basta apenas o cidadão pegar uma motocicleta, sair e fazer a entrega, sendo necessário se adequar à lei. O comandante ressalta que vários detalhes, como o equipamento de proteção individual e a documentação e licenciamento do veículo, que é diferenciado, precisam estar de acordo com o que diz a legislação. 

“Então, num primeiro momento, nos casos em que for possível, iremos abordar esses profissionais e orientá-los, para que possam fazer as adequações. Já em casos abusivos, ou que não seja possível orientação, serão adotadas medidas”, destaca o tenente-coronel. 

Outro objetivo da operação é fiscalizar as motocicletas que possuem alteração em suas características, principalmente nos escapamentos. 

“Nós vivemos uma situação em algumas cidades em que os condutores de motocicletas alteram o escapamento ou serram, tiram um dispositivo silencioso do seu equipamento e produzem uma perturbação sonora, trazendo transtornos e prejuízos à comunidade. Então, a PM vai fazer a sua parte na fiscalização e verificar também esses equipamentos”, antecipa.

Conforme o comandante, aqueles que forem flagrados com a moto adulterada, ou equipamento emitindo essa poluição sonora, poderão ter o veículo recolhido e apreendido. Por essa razão, a PM avisa com antecedência, para que todos os motociclistas que tomarem conhecimento da operação tenham tempo de regularizar as motocicletas antes da abordagem. 

“Nossa intenção é trazer mais tranquilidade, conforto aos nossos moradores e, principalmente, maior segurança no trânsito”, sintetiza.

Matérias Relacionadas

Segurança

Terceira equipe de voluntários do Gerar de Jaraguá do Sul chega no Rio Grande do Sul

Mais uma equipe deve ser enviada nesta quarta-feira
Terceira equipe de voluntários do Gerar de Jaraguá do Sul chega no Rio Grande do Sul
Segurança

Motociclista com CNH suspensa tenta fugir da PM, mas é abordado em Guaramirim 

Com ele os policiais também encontraram cocaína
Motociclista com CNH suspensa tenta fugir da PM, mas é abordado em Guaramirim 
Segurança

Homem é acusado de espalhar gasolina e ameaçar atear fogo em casas em Guaramirim

Com ele a PM encontrou cigarros de maconha
Homem é acusado de espalhar gasolina e ameaçar atear fogo em casas em Guaramirim
Segurança

Grupamento da Polícia Militar de Massaranduba tem novo comandante

A cerimônia de passagem ocorreu nesta terça-feira
Grupamento da Polícia Militar de Massaranduba tem novo comandante
Ver mais de Segurança