secel
Segurança

Operação investiga esquema de 'rachadinha' e cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Joinville

Segundo apurado pela investigação, assessores do parlamentar eram obrigados a repassar parte de seus salários.

18 Abr 2024 - 08h33Por Ricardo Rabuske
Operação investiga esquema de 'rachadinha' e cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Joinville - Crédito: DivulgaçãoOperação investiga esquema de 'rachadinha' e cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Joinville - Crédito: Divulgação

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) a Operação "Backbone" de combate à corrupção, executada pela Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

 A operação teve como alvo um esquema de "rachadinha" na Câmara de Vereadores de Joinville, onde parte dos vencimentos de assessores eram desviados para benefício do vereador e seus aliados.

As investigações, conduzidas pela 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, apuram a suposta prática de "rachadinha" por parte de um vereador de Joinville. Segundo apurado pela investigação, assessores do parlamentar eram obrigados a repassar parte de seus salários, o que gerava enriquecimento ilícito para o vereador e vantagens políticas para ele e seus aliados.

O esquema criminoso era articulado por pessoas de confiança do vereador, que atuavam como intermediários na coleta e repasse dos valores. Essa atuação de "intermediários" deu origem ao nome da operação: "Backbone", que significa "espinha dorsal" em inglês, representando a estrutura central do esquema.

Na operação, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville e Palhoça. Os alvos foram as residências dos investigados e a própria Câmara de Vereadores de Joinville.

Durante as buscas, foram apreendidos diversos itens, como aparelhos eletrônicos, principalmente telefones celulares e documentos relacionados aos fatos investigados.

A Operação "Backbone" contou com a participação de cerca de 80 policiais civis de diversas divisões da DEIC, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, das DRPs de Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, além de peritos da Polícia Científica de Santa Catarina. A ação também teve o acompanhamento de membros da Comissão de Prerrogativas da OAB – Subseção de Joinville.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Segurança

Foragida da Justiça é presa após caso de violência doméstica em Jaraguá

Ela ainda desacatou os policiais e resistiu a prisão
Foragida da Justiça é presa após caso de violência doméstica em Jaraguá
Segurança

Adolescente é pego consumindo cocaína em Jaraguá

O caso aconteceu nesta segunda-feira
Adolescente é pego consumindo cocaína em Jaraguá
Política

Em um ano e meio, Santa Catarina tem 19 prefeitos investigados por suspeita de corrupção

O último prefeito preso foi Clézio José Fortunato de São João do Itaperiú, na 5ª Fase da Operação Mensageiro nesta segunda-feira (29)
Em um ano e meio, Santa Catarina tem 19 prefeitos investigados por suspeita de corrupção
Segurança

(FOTOS) Acidente na BR 116 deixa cinco mortos em SC

O acidente entre três automóveis aconteceu na noite deste domingo
(FOTOS) Acidente na BR 116 deixa cinco mortos em SC
Ver mais de Segurança