transito
Segurança

Operação investiga esquema de 'rachadinha' e cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Joinville

Segundo apurado pela investigação, assessores do parlamentar eram obrigados a repassar parte de seus salários.

18 Abr 2024 - 08h33Por Ricardo Rabuske
Operação investiga esquema de 'rachadinha' e cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Joinville - Crédito: DivulgaçãoOperação investiga esquema de 'rachadinha' e cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Joinville - Crédito: Divulgação

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) a Operação "Backbone" de combate à corrupção, executada pela Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

 A operação teve como alvo um esquema de "rachadinha" na Câmara de Vereadores de Joinville, onde parte dos vencimentos de assessores eram desviados para benefício do vereador e seus aliados.

As investigações, conduzidas pela 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, apuram a suposta prática de "rachadinha" por parte de um vereador de Joinville. Segundo apurado pela investigação, assessores do parlamentar eram obrigados a repassar parte de seus salários, o que gerava enriquecimento ilícito para o vereador e vantagens políticas para ele e seus aliados.

O esquema criminoso era articulado por pessoas de confiança do vereador, que atuavam como intermediários na coleta e repasse dos valores. Essa atuação de "intermediários" deu origem ao nome da operação: "Backbone", que significa "espinha dorsal" em inglês, representando a estrutura central do esquema.

Na operação, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville e Palhoça. Os alvos foram as residências dos investigados e a própria Câmara de Vereadores de Joinville.

Durante as buscas, foram apreendidos diversos itens, como aparelhos eletrônicos, principalmente telefones celulares e documentos relacionados aos fatos investigados.

A Operação "Backbone" contou com a participação de cerca de 80 policiais civis de diversas divisões da DEIC, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, das DRPs de Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, além de peritos da Polícia Científica de Santa Catarina. A ação também teve o acompanhamento de membros da Comissão de Prerrogativas da OAB – Subseção de Joinville.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Segurança

(Vídeo) Adolescente bate em carro após bicicleta ficar sem freios, em Jaraguá

Ele foi encaminhado ao Hospital.
(Vídeo) Adolescente bate em carro após bicicleta ficar sem freios, em Jaraguá
Segurança

Homem muda versão e nega ter matado mulher em Guaramirim

Durante depoimento à Polícia Civil o principal suspeito de ter matado Juliana Grasiela Pinheiro Wirth mudou versão dos fatos.
Homem muda versão e nega ter matado mulher em Guaramirim
Segurança

(Vídeo) Cachorro é resgatado após ficar preso entre barras de portão

Caso foi registrado na noite desta segunda-feira
(Vídeo) Cachorro é resgatado após ficar preso entre barras de portão
Trânsito

Motorista perde barril de chope ao bater caminhonete contra poste, em Guaramirim

Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira, na Estrada Bananal do Sul e deixou população sem energia elétrica
Motorista perde barril de chope ao bater caminhonete contra poste, em Guaramirim
Ver mais de Segurança