transito
Segurança

Número de homicídios em Jaraguá cai 25% em 2018

Jaraguá do Sul teve dois homicídios a menos no ano passado em relação a 2017.

08 Jan 2019 - 12h01Por Ricardo Rabuske

Jaraguá que já foi considerada uma das cidades mais seguras do Brasil conforme o Atlas da Violência, reduziu o número de homicídios no ano de 2018 em relação há 2017.

Em 2017 Jaraguá foi dada como a cidade mais segura do Brasil. Com 163.735 moradores, a cidade registrou cinco homicídios e uma morte violenta com causa indeterminada em 2015, ano base dos índices. A taxa de homicídio na cidade foi de 3,1 para cada 100 mil habitantes em 2015.

Com base nos dados de 2016 Jaraguá do Sul ficou, em 2018, na terceira colocação, com uma taxa de 5,4 mortes violentas a cada 100 mil habitantes segundo o Atlas da Violência. Jaraguá ficou atrás apenas de Brusque-SC, primeira colocada com 4,8 por grupo de 100 mil habitantes e Atibaia-SP, com a taxa de 5,1.

Conforme dados da Rádio Jaraguá, no ano passado foram seis homicídios na cidade. Duas pessoas foram mortas a tiros, três por arma branca – mortos a facadas – e uma por estrangulamento.

A média de idade das pessoas mortas em Jaraguá é de 36,5 anos, das seis mortes duas vítimas eram mulheres.

Em Jaraguá o número de homicídios é maior que todos os casos registrados em Guaramirim, Massaranduba e Schroeder que juntas registraram quatro. Corupá não teve nenhum homicídio em 2018. A média de idade das vítimas na região -Jaraguá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder- é de 35 anos, foram oito homens e duas mulheres.

O caso que teve grande repercussão foi a morte de Andréia Campos Araújo 28 anos encontrada dentro de um carro na rua Neco Spézia, no bairro Jaraguá Esquerdo no dia 5 de agosto.

O principal suspeito do caso Marcelo Kroin, de 39 anos, confessou o crime. As investigações apontam que Marcelo matou Andréia asfixiada. Na época do crime ele afirmou que colocou o corpo no carro e dirigiu até Canoinhas, mas retornou para casa, no bairro Jaraguá Esquerdo.

O réu confesso continua preso no Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

Neste ano o primeiro homicídio foi registrado nesta segunda-feira (7) Willian Leandro da Costa, 22 anos, foi morto por volta das 21h15, na rua Francisco Hruschka, no bairro Tifa Martins, na frente da pista de atletismo.

Uma das hipóteses é que o crime possa ter relação com o tráfico de drogas, pois conforme informações a vítima já vinha sendo ameaçada. Costa foi baleado quando saia para ir ao mercado com outro jovem de 22 anos, eles foram surpreendidos por dois homens em uma moto, o carona disparou várias vezes contra a vítima, os disparos que atingiram na cabeça, pescoço, tórax e nos braços.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

[VÍDEO] Carro capota no trecho em obras da Rua Pedro Vieira, na Barra, em Jaraguá do Sul

No local do acidente desta terça-feira, há pouco menos de uma semana foi colocada a base da pavimentação asfáltica
[VÍDEO] Carro capota no trecho em obras da Rua Pedro Vieira, na Barra, em Jaraguá do Sul
Segurança

Movimento Marcha do Silêncio promove ação de conscientização no trânsito

O evento ocorre na praça Ângelo Piazera, com foco nos motociclistas
Movimento Marcha do Silêncio promove ação de conscientização no trânsito
Segurança

Cerca de 500 kg de maconha destinados para Joinville são apreendidos na BR-101

Quatro pessoas foram presas e dois carros que transportavam a droga foram apreendidos.
Cerca de 500 kg de maconha destinados para Joinville são apreendidos na BR-101
Segurança

Ex-marido é preso após ameaçar mulher de morte em Jaraguá

Ele também teria ameaçado atear fogo na residência da vítima.
Ex-marido é preso após ameaçar mulher de morte em Jaraguá
Ver mais de Segurança