dengue
Segurança

GAECO faz operação para combater fraudes na venda de jazigos em cemitério de Chapecó

Conforme a investigação o alvo se aproveitava da vulnerabilidade dos familiares de pessoas falecidas para oferecer, de forma ilegal e irregular, locais para sepultamento.

17 Abr 2024 - 11h08Por Ricardo Rabuske
GAECO faz operação para combater fraudes na venda de jazigos em cemitério de Chapecó - Crédito: Divulgação GAECO faz operação para combater fraudes na venda de jazigos em cemitério de Chapecó - Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (17), uma operação para combater fraudes na venda de jazigos no Cemitério Ecumênico de Chapecó, foi executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, deflagrou a operação "Sepulcrum".

A operação foi realizada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó. As investigações, que se iniciaram na 10ª Promotoria de Justiça, apontam para a possível prática de crimes de estelionato, corrupção ativa e passiva por parte de uma pessoa que atuava na intermediação, orientação e venda ilegal/irregular de concessões de espaço para jazigos no cemitério.

Segundo apurado, o investigado, sem qualquer vínculo com a administração municipal, se valia de informações privilegiadas e burlava a gestão do cemitério. Ele se aproveitava da vulnerabilidade dos familiares de pessoas falecidas para oferecer, de forma ilegal e irregular, locais para sepultamento.

O nome "Sepulcrum" é a tradução em latim da palavra "Sepulcro", que significa câmara mortuária, edificação ou monumento para o sepultamento de um ou vários mortos. A escolha do nome busca simbolizar a natureza dos crimes investigados, que envolvem a exploração indevida de um local destinado ao descanso final.

A investigação prossegue em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas. O GAECO e a 10ª Promotoria de Justiça seguem empenhados em combater crimes que atentam contra o princípio da moralidade pública e a dignidade dos cidadãos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Segurança

(Vídeo) Adolescente bate em carro após bicicleta ficar sem freios, em Jaraguá

Ele foi encaminhado ao Hospital.
(Vídeo) Adolescente bate em carro após bicicleta ficar sem freios, em Jaraguá
Segurança

Homem muda versão e nega ter matado mulher em Guaramirim

Durante depoimento à Polícia Civil o principal suspeito de ter matado Juliana Grasiela Pinheiro Wirth mudou versão dos fatos.
Homem muda versão e nega ter matado mulher em Guaramirim
Segurança

(Vídeo) Cachorro é resgatado após ficar preso entre barras de portão

Caso foi registrado na noite desta segunda-feira
(Vídeo) Cachorro é resgatado após ficar preso entre barras de portão
Trânsito

Motorista perde barril de chope ao bater caminhonete contra poste, em Guaramirim

Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira, na Estrada Bananal do Sul e deixou população sem energia elétrica
Motorista perde barril de chope ao bater caminhonete contra poste, em Guaramirim
Ver mais de Segurança