Segurança
Empresa que processava alimentos para a China é fechada em Massaranduba
Entre os produtos, foram encontrados bexiga natatória de peixe e barbatana de tubarão
Uma empresa que fazia o processamento de produtos de origem animal foi fechada na manhã desta quarta-feira (21) em Massaranduba. A operação foi realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Vigilância Sanitária de Massaranduba e contou com o apoio da Polícia Civil.
Os funcionários relataram aos fiscais, que os produtos processados no local eram enviados para o Estado do Pará e de lá, exportados por outra empresa para a China.
Conforme informações obtidas pela Rádio Jaraguá, o processamento dos produtos era feito sem qualquer procedimento de higiene e sem respeitar as normas técnicas de segurança alimentar. A empresa não tinha autorização dos órgãos responsáveis para realizar a atividade.
Na fiscalização foi identificado aproximadamente 4,5 toneladas de peixe em um contêiner, alguns sendo manipulados pelos funcionários numa sala e outra parte numa espécie de estufa. Entre os produtos, foram encontrados bexiga natatória de peixe e barbatana de tubarão.
Quatro pessoas trabalhavam no local, todas do estado do Pará. Todo o material foi recolhido do local, com auxílio de caçambas disponibilizadas pela Prefeitura, e encaminhado ao aterro sanitário em Timbó.
Algumas barbatanas foram recolhidas e serão encaminhadas para laboratório para verificar, através de DNA, se seriam de alguma espécie cuja a pesca é proibida.
O local deve permanecer fechado até a regularização com os órgãos responsáveis.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta: @radiojaragua
Face: /fmjaragua
Site: www.diariodajaragua.com.br