dengue 2
Segurança

Com inverno seco, Corpo de Bombeiros Militar orienta sobre risco de incêndio em vegetação

O alerta é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que registrou 1.655 ocorrências com fogo em vegetação no período de 1º de janeiro a 12 de agosto

17 Ago 2019 - 06h10Por Da Redação

A estiagem que tem predominado no inverno catarinense aumenta as chances de incêndios florestais e em áreas de vegetação. O alerta é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que registrou 1.655 ocorrências com fogo em vegetação no período de 1º de janeiro a 12 de agosto. O número representa um aumento de 11,9% com relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 1.479 ocorrências deste tipo. 

Este aumento foi ainda maior na região da Grande Florianópolis. Nas áreas atendidas pelo 1ºBBM (Florianópolis) e 10º BBM (sede em São José) houve aumento de 33,15%, num comparativo entre 1º de janeiro a 12 de agosto de 2018 e 2019. 

Regiões atingidas por geadas também são propícias para incêndios, conforme destaca o tenente coronel Jefferson de Souza. "Este fenômeno causado pelo frio, comum nas regiões da Serra catarinense, costuma gerar seca nas vegetações, o que facilita a propagação de chamas", explica o oficial.

Ainda sem previsão de volumes de chuva significativos para o Estado, o CBMSC chama a atenção para  ações de prevenção a incêndios em vegetação, além de dar dicas sobre como agir em situações de fogo.

Prevenção

Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves acidentes, lembrando ainda que o vento no local costuma propagar as chamas.

Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que muitas vezes passa despercebida e que também pode resultar em incêndios.

Como agir

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. Segundo o tenente coronel Souza, a tentativa de combate às chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados."Sem os devidos cuidados, o indivíduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor".


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Segurança

Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)
Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul
Ver mais de Segurança