Segurança

Ações de fiscalização atingem bares, restaurantes, supermercados e academias em Jaraguá

20 Jul 2020 - 09h53Por Da Redação
Ações de fiscalização atingem bares, restaurantes, supermercados e academias em Jaraguá - Crédito: Silvia Schops Crédito: Silvia Schops

As ações para garantir o cumprimento das normas de segurança contra o coronavírus foram intensificadas nesta semana, com diversas operações da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo as demandas registradas nas Ouvidorias do SUS e Geral da Prefeitura, além das denúncias feitas ao 190 da Polícia Militar.

Seis duplas de fiscais se revezam nas ações noturnas e finais de semana, além das ações no horário de expediente da Prefeitura. As operações contam com a parceria fundamental das Polícias Militar e Civil, que criaram equipes específicas para garantir o cumprimento dos decretos de prevenção. 

De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Nilceane Aparecida Junckes Costa, entre a noite de quinta e de sexta-feira, 54 estabelecimentos foram vistoriados. Alguns deles terão que fazer adequações. Quem não se adequar às normas terá o estabelecimento fechado nos próximos dias. "As ações deixam de ter foco mais de orientação. Quem estiver descumprindo as regras será infracionado e  interditado", ressalta o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer. 

Entre as normas verificadas estão a ausência de música ao vivo ou em telão, o encerramento total das atividades, de estabelecimentos de serviço de alimentação e bebidas, às 22h, o uso correto de máscaras por todos, a disponibilização de álcool em gel 70% aos funcionários e clientes, a ocupação máxima de quatro lugares em cada mesa, e o distanciamento social.

Neste mês de julho foram interditados dois estabelecimentos, um bar e um salão de beleza, pela Vigilância Sanitária, pelo descumprimento das normas de segurança contra o coronavírus, descumprimentos de procedimentos de higiene e comercialização de produtos irregulares.

Desde o dia primeiro do mês até ontem, 53 denúncias foram protocoladas na Ouvidorias do SUS e Geral da Prefeitura, todas elas verificadas e respondidas aos manifestantes. No mês de junho, foram 81 denúncias no total. Além disso, o 190 da Polícia Militar teve um aumento de denúncias de cerca de 30%. 

"É importante, além de exercermos a cidadania em denunciar os locais que não cumprem as normas de segurança contra o coronavírus, cada um de nós, cidadãos, respeitarmos e cumprirmos as regras, bem como, sensibilizarmos nossos amigos e funcionários, a empatia com esta luta", ressalta Nilceane. 

O não cumprimento das normas acaba trazendo riscos à população, e o aumento da curva de contágio. Higienizar as mãos com frequência, manter o distanciamento social, evitar locais com aglomerações, utilizar a máscara corretamente, em todos os ambientes, inclusive no bar, na lanchonete ou restaurante, retirando somente ao se alimentar. Evitar sair com a família, com os amigos, não fazer festas em casa ou outro local, são atitudes responsáveis. 

As ações de fiscalização terão prosseguimento todos os dias. Denúncias podem ser feitas ao 190, e as duvidas podem ser sanadas através do email: visa@jaraguadosul.sc.gov.br.

Outros contatos: 

Ouvidoria do SUS
Telefone: 800-6420136
Email: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br

Ouvidoria Geral da Prefeitura
Telefone: 0800-6420156
Email: ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br

Aplicativo da Prefeitura
Jaraguá na mão   

Matérias Relacionadas

Segurança

PM flagra duas pessoas não habilitadas dirigindo em Jaraguá e Guaramirim 

Casos ocorreram na tarde deste domingo (1º)
PM flagra duas pessoas não habilitadas dirigindo em Jaraguá e Guaramirim 
Segurança

Homem é agredido após discussão no trabalho em Jaraguá

Fato ocorreu na rua Bertha Weege, na Barra do Rio Cerro
Homem é agredido após discussão no trabalho em Jaraguá
Segurança

Jovem tem buzina recolhida por perturbação em Massaranduba

Jovem tem buzina recolhida por perturbação em Massaranduba
Segurança

PM registra dois casos de perturbação do sossego em menos de 10 minutos em Jaraguá do Sul

Ocorrências foram atendidas na noite deste domingo
PM registra dois casos de perturbação do sossego em menos de 10 minutos em Jaraguá do Sul
Ver mais de Segurança