dengue 2
Segurança

Ações de fiscalização atingem bares, restaurantes, supermercados e academias em Jaraguá

20 Jul 2020 - 09h53Por Da Redação

As ações para garantir o cumprimento das normas de segurança contra o coronavírus foram intensificadas nesta semana, com diversas operações da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo as demandas registradas nas Ouvidorias do SUS e Geral da Prefeitura, além das denúncias feitas ao 190 da Polícia Militar.

Seis duplas de fiscais se revezam nas ações noturnas e finais de semana, além das ações no horário de expediente da Prefeitura. As operações contam com a parceria fundamental das Polícias Militar e Civil, que criaram equipes específicas para garantir o cumprimento dos decretos de prevenção. 

De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Nilceane Aparecida Junckes Costa, entre a noite de quinta e de sexta-feira, 54 estabelecimentos foram vistoriados. Alguns deles terão que fazer adequações. Quem não se adequar às normas terá o estabelecimento fechado nos próximos dias. "As ações deixam de ter foco mais de orientação. Quem estiver descumprindo as regras será infracionado e  interditado", ressalta o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer. 

Entre as normas verificadas estão a ausência de música ao vivo ou em telão, o encerramento total das atividades, de estabelecimentos de serviço de alimentação e bebidas, às 22h, o uso correto de máscaras por todos, a disponibilização de álcool em gel 70% aos funcionários e clientes, a ocupação máxima de quatro lugares em cada mesa, e o distanciamento social.

Neste mês de julho foram interditados dois estabelecimentos, um bar e um salão de beleza, pela Vigilância Sanitária, pelo descumprimento das normas de segurança contra o coronavírus, descumprimentos de procedimentos de higiene e comercialização de produtos irregulares.

Desde o dia primeiro do mês até ontem, 53 denúncias foram protocoladas na Ouvidorias do SUS e Geral da Prefeitura, todas elas verificadas e respondidas aos manifestantes. No mês de junho, foram 81 denúncias no total. Além disso, o 190 da Polícia Militar teve um aumento de denúncias de cerca de 30%. 

"É importante, além de exercermos a cidadania em denunciar os locais que não cumprem as normas de segurança contra o coronavírus, cada um de nós, cidadãos, respeitarmos e cumprirmos as regras, bem como, sensibilizarmos nossos amigos e funcionários, a empatia com esta luta", ressalta Nilceane. 

O não cumprimento das normas acaba trazendo riscos à população, e o aumento da curva de contágio. Higienizar as mãos com frequência, manter o distanciamento social, evitar locais com aglomerações, utilizar a máscara corretamente, em todos os ambientes, inclusive no bar, na lanchonete ou restaurante, retirando somente ao se alimentar. Evitar sair com a família, com os amigos, não fazer festas em casa ou outro local, são atitudes responsáveis. 

As ações de fiscalização terão prosseguimento todos os dias. Denúncias podem ser feitas ao 190, e as duvidas podem ser sanadas através do email: visa@jaraguadosul.sc.gov.br.

Outros contatos: 

Ouvidoria do SUS
Telefone: 800-6420136
Email: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br

Ouvidoria Geral da Prefeitura
Telefone: 0800-6420156
Email: ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br

Aplicativo da Prefeitura
Jaraguá na mão   

Matérias Relacionadas

Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Segurança

Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)
Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul
Ver mais de Segurança