transito
Saúde

Vicente Caropreso faz apelo em prol da vacinação e alerta para a gravidade da dengue

Parlamentar alerta que situação de hospitais pode se agravar com chegada do inverno e aumento das doenças respiratórias

05 Abr 2024 - 10h07Por Janici Demetrio
Vicente Caropreso faz apelo em prol da vacinação e alerta para a gravidade da dengue  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

 O deputado Dr. Vicente Caropreso ocupou a tribuna da Alesc nesta semana para fazer um apelo aos catarinenses, principalmente das  regiões Norte e Nordeste, para que usem repelente e vacinem seus filhos entre 10 a 14 anos contra a dengue.  Conforme o deputado, a campanha de vacinação pública que iniciou em março está muito abaixo da expectativa.  Menos de 30% das doses foram aplicadas.

 Desde fevereiro, Santa Catarina enfrenta uma situação de emergência devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.  Só este ano, o número de pessoas infectadas ultrapassa cem mil, com registro de 53 óbitos.

“Pelo amor de Deus, é um pedido que faço para cada um de vocês, passem para a família de vocês, principalmente no Norte e Nordeste, regiões que receberam vacinas. Faço um apelo aos pais e responsáveis: vacinem seus filhos! Cerca de apenas 25% das doses foram aplicadas. Quando a vacina da dengue chegou,  esperávamos uma corrida pelo imunizante. No entanto, infelizmente, as pessoas não estão se vacinando”, disse.

Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder são as cidades onde a vacina está disponível, por definição do Ministério da Saúde, por concentrarem grande número de casos da doença.

O parlamentar também chamou a atenção para o uso de repelente.

“Agora o pessoal está caindo na real e comprando repelente, que, inacreditavelmente, subiu o preço. Estou andando de calça comprida, camisa de manga comprida e com repelente”, revelou o médico neurologista.

 Hospitais sobrecarregados

O deputado destacou que a dengue é uma doença grave e pode matar.

“Não é só uma febre, é uma doença potencialmente grave, deixa sequelas, além de exigir internações prolongadas, sobrecarregando hospitais e unidades de saúde como estamos vendo. A situação é muito preocupante”, alertou, acrescentando que dois de seus assessores contraíram a doença, sendo que um deles pode estar com dengue hemorrágica.

 Inverno preocupa  

O deputado lembrou a proximidade do inverno, que tende a ser mais rigoroso que no ano anterior, potencializando os casos de doenças respiratórias.  Ele destacou a importância da vacinação contra a influenza, que já está em vigor no Estado, e fez dura crítica aos movimentos que disseminam informações falsas para desestimular as campanhas de imunização.

 “Se os hospitais já estão lotados agora, imaginem uma epidemia de gripe junto com essa crise de dengue. No ano passado, as unidades de saúde enfrentaram um cenário de caos devido à baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe. Quando as pessoas brincam, não levam a sério a vacina, a saúde pública é colocada em risco. É preciso acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a ciência médica, e vamos salvar muitas vidas.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul confirma primeira morte por gripe no ano

O paciente morreu na última terça-feira (21).
Jaraguá do Sul confirma primeira morte por gripe no ano
Saúde

Comissão de Saúde da Alesc aprova projetos que asseguram direitos à pessoa com autismo

Ambos os projetos são de autoria do deputado Vicente Caropreso (PSDB)
Comissão de Saúde da Alesc aprova projetos que asseguram direitos à pessoa com autismo
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa na próxima semana

O dia D está marcado para ocorrer em 8 de junho
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa na próxima semana
Saúde

Posto de Saúde do Águas Claras, em Jaraguá do Sul, retoma atendimentos na próxima semana

Finalizada a reforma da Unidade, a partir da segunda-feira (27), os atendimentos voltam a acontecer no prédio da Rua Rosa Ribeiro Kochella
Posto de Saúde do Águas Claras, em Jaraguá do Sul, retoma atendimentos na próxima semana
Ver mais de Saúde