vacina
Saúde

Unidades de Saúde de Jaraguá promovem ação preventiva sobre o câncer bucal

No sábado (25) quatro UBSs fizeram avaliações odontológicas previamente agendadas

28 Nov 2023 - 10h01Por Janici Demetrio
Unidades de Saúde de Jaraguá promovem ação preventiva sobre o câncer bucal - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul promoveu no sábado (25), uma ação preventiva sobre o câncer bucal, com avaliações odontológicas desenvolvidas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs Wolfgang Weege, Caic, Ilha da Figueira e Vila Lenzi).

“A ação buscou pacientes com hábitos de risco, principalmente tabagismo e etilismo, situações informadas pelo sistema Radar Saude de análise de indicadores e por agentes comunitárias de saúde” ressalta Amanda de Lemos Mello, diretora de Assistência Primária à Saúde. Previamente, foi feito contato telefônico com as pessoas pertencentes a estes grupos a fim de explicar o objetivo da consulta.

O câncer de boca pode ocorrer em gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e língua. O diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença. Quando encontrado no início, há 95% de chance de cura (dados do INCA). Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%.

“No início, o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas por isso é tão importante a avaliação feita por um profissional da área”, alerta a dentista assistente técnica da Secretaria de Saúde, Caroline Lieberknecht Harati.

Segundo a enfermeira Daniela Boll, idealizadora da ação, as avaliações desse dia também oportunizaram diagnóstico e orientações referentes a diversas outras situações encontradas como cuidados com próteses, candidíase oral, hiperplasias inflamatórias, liquen plano, entre outras. Apesar do contato prévio para o agendamento das consultas, ainda ocorreu absenteísmo (não comparecimento do paciente). A ação ofertou cerca de 60 avaliações.

“Este tipo de ação é bastante importante. Temos focado em um trabalho de prevenção, mas, precisamos do comprometimento da população, caso contrário, não avançaremos, por mais que a equipe se esforce”, comenta o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde