dengue
Saúde

Unidades de Saúde de Jaraguá promovem ação preventiva sobre o câncer bucal

No sábado (25) quatro UBSs fizeram avaliações odontológicas previamente agendadas

28 Nov 2023 - 10h01Por Janici Demetrio
Unidades de Saúde de Jaraguá promovem ação preventiva sobre o câncer bucal - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul promoveu no sábado (25), uma ação preventiva sobre o câncer bucal, com avaliações odontológicas desenvolvidas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs Wolfgang Weege, Caic, Ilha da Figueira e Vila Lenzi).

“A ação buscou pacientes com hábitos de risco, principalmente tabagismo e etilismo, situações informadas pelo sistema Radar Saude de análise de indicadores e por agentes comunitárias de saúde” ressalta Amanda de Lemos Mello, diretora de Assistência Primária à Saúde. Previamente, foi feito contato telefônico com as pessoas pertencentes a estes grupos a fim de explicar o objetivo da consulta.

O câncer de boca pode ocorrer em gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e língua. O diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença. Quando encontrado no início, há 95% de chance de cura (dados do INCA). Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%.

“No início, o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas por isso é tão importante a avaliação feita por um profissional da área”, alerta a dentista assistente técnica da Secretaria de Saúde, Caroline Lieberknecht Harati.

Segundo a enfermeira Daniela Boll, idealizadora da ação, as avaliações desse dia também oportunizaram diagnóstico e orientações referentes a diversas outras situações encontradas como cuidados com próteses, candidíase oral, hiperplasias inflamatórias, liquen plano, entre outras. Apesar do contato prévio para o agendamento das consultas, ainda ocorreu absenteísmo (não comparecimento do paciente). A ação ofertou cerca de 60 avaliações.

“Este tipo de ação é bastante importante. Temos focado em um trabalho de prevenção, mas, precisamos do comprometimento da população, caso contrário, não avançaremos, por mais que a equipe se esforce”, comenta o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência
Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano
Saúde

Pai e filha internados por dengue morrem com 18 minutos de diferença em Joinville

Município já confirmou oito mortes pela doença
Pai e filha internados por dengue morrem com 18 minutos de diferença em Joinville
Saúde

Guaramirim confirma três novos casos de dengue

Dois deles são de transmissão local
Guaramirim confirma três novos casos de dengue
Saúde

Fumacê contra o mosquito da dengue começa sábado em Jaraguá do Sul

Ação no bairro Água Verde será a primeira deste tipo para o controle do Aedes aegypti
Fumacê contra o mosquito da dengue começa sábado em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde