IPTU – 11/03 até 31/03
Saúde

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Trata-se do menor reajuste desde 2020

30 Mar 2024 - 12h30Por Agência Brasil
Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5% - Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) fixou o teto de reajuste para remédios em 4,5% neste ano, informou nesta sexta-feira (29) o Ministério da Saúde (MS).

O percentual de aumento, o menor desde 2020, poderá ser aplicado a partir do dia 1º de abril e não implica em reajuste automático:

"O percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste", alertou a pasta.

“Para chegar ao índice, a CMED observa fatores como a inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos, custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado, conforme determina o cálculo definido desde 2005”, informou o ministério. 

O índice para reajuste dos preços dos remédios coincidiu com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, que registrou alta de 4,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“O Brasil hoje adota uma política de regulação de preços focada na proteção ao cidadão, estabelecendo sempre um teto para o percentual do aumento para proteger as pessoas e evitar aumentos abusivos de preço”, comentou Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do MS

A Câmara que regula o preço dos remédios no Brasil é um órgão interministerial responsável pela regulação do mercado de medicamentos no país. O colegiado é formado por representantes dos ministérios da Saúde, Cada Civil, Justiça e Segurança Pública, Fazenda e do Desenvolvimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também participa do órgão, fornecendo suporte técnico às decisões.

“A CMED estabelece limites para preços de medicamentos, adota regras que estimulam a concorrência no setor, monitora a comercialização e aplica penalidades quando suas regras são descumpridas. É responsável também pela fixação e monitoramento da aplicação do desconto mínimo obrigatório para compras públicas”, informa a Câmara.

Edição: Denise Griesinger

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Agentes de saúde recolhem lixo ao longo da ferrovia neste sábado em Guaramirim

Ação faz parte do programa de combate à dengue no município
Agentes de saúde recolhem lixo ao longo da ferrovia neste sábado em Guaramirim
Política

Almeida apela por equipamento para ajudar pacientes oncológicos em Jaraguá do Sul

O parlamentar destacou que a aquisição do PET-CT representaria um avanço significativo no atendimento oncológico da cidade, permitindo diagnósticos mais precisos e um tratamento mais eficaz para os pacientes
Almeida apela por equipamento  para ajudar pacientes oncológicos em Jaraguá do Sul
Saúde

Posto de Saúde do Chico de Paulo, em Jaraguá do Sul, terá horário de atendimento ampliado

A partir da segunda-feira (17), a Unidade atenderá das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira e das 9h às 13 aos sábados. Agora são 11 UBSs com horário ampliado no Município
Posto de Saúde do Chico de Paulo, em Jaraguá do Sul, terá horário de atendimento ampliado
Saúde

Saúde confirma primeiro caso de nova cepa de mpox no Brasil

Mulher de 29 anos teve contato com familiar que visitou país africano
Saúde confirma primeiro caso de nova cepa de mpox no Brasil
Ver mais de Saúde