transito
Saúde

SC libera dose de reforço contra a Covid-19 para grupos prioritários

De acordo com o último boletim epidemiológico, Santa Catarina já registrou mais de 48 mil casos da doença este ano

11 Dez 2023 - 10h10Por Janici Demetrio
SC libera dose de reforço contra a Covid-19 para grupos prioritários - Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

Santa Catarina liberou a segunda dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19. O público-alvo é formado por pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose da vacina bivalente há mais de 6 meses.

“É importante que todos atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária. As vacinas disponíveis são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica do estado.

Em Santa Catarina, mais de 16 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas. Já com a vacina bivalente pouco mais de 720 mil doses foram aplicadas. 

“É preciso que as pessoas procurem pelas doses de reforço, especialmente crianças e adolescentes, que é o público que ainda tem um percentual baixo de vacinados contra a doença”, destaca o diretor. 

De acordo com o último boletim epidemiológico, Santa Catarina já registrou mais de 48 mil casos da doença este ano. Desde o final do mês de outubro foi identificado um aumento no número de casos de COVID-19 no estado, o que reforça a importância da vacinação e as medidas de controle não farmacológicas. 

“Apesar da melhora no cenário epidemiológico relacionado à Covid-19, a doença não deixou de existir. Em 2023 ainda registramos quase 50 mil casos da doença e 293 óbitos. Assim, as medidas de prevenção continuam sendo necessárias e importantes, como a etiqueta da tosse, o uso de máscara por pessoas sintomáticas, a testagem, e claro, a vacinação de todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade”, reforça Fábio Gaudenzi de Faria, superintendente de vigilância em saúde.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde