Unimed
Saúde

SC confirma quarto caso de reinfecção por Covid-19

Até o momento, foram notificados 57 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 38 descartados, quatro confirmados e 15 aguardando resultado

10 Jun 2021 - 05h56Por Janici Demetrio
SC confirma quarto caso de reinfecção por Covid-19 - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) confirma mais um caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. Ao total, o Estado tem quatro casos confirmados.

O primeiro caso foi confirmado laboratorialmente em 31 de março, o paciente de 30 anos é residente do município de Lages - sem histórico de viagens - com confirmação positiva em setembro de 2020, com segunda infecção confirmada em fevereiro de 2021. Na primeira infecção foi identificada a linhagem B.1.1.28 e na segunda a Variante de Preocupação (VOC) P.1 do SARS-CoV-2, conhecida como a variante brasileira.

O segundo caso foi uma mulher de 37 anos, residente no município de Itaiópolis, com primeiro exame RT-qPCR em 12 de agosto de 2020, sintomática, e segundo RT-qPCR realizado em 19 de maço de 2021, sintomática.

O terceiro caso foi registrado no município de Balneário Piçarras, uma mulher de 21 anos, primeiro RT-qPCR em 25/09/2020, sintomática e segundo RT-qPCR 05 de abril de 2021, sintomática.

O quarto caso foi confirmado nessa quarta-feira, dia 9. O paciente de 21 anos, com primeiro RT-qPCR em 26/10/2020, sintomático e segundo exame em 25/03/2021, também sintomático.

Os casos foram confirmados laboratorialmente pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de referência para Santa Catarina para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC).

É considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada. Os quatro casos de reinfecção estão confirmados no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, foram notificados 57 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 38 descartados, quatro confirmados e 15 aguardando resultado.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá libera vacinação contra a covid-19 para pessoas com 52 anos

Também estão sendo vacinadas as pessoas já contempladas nos grupos anteriores
Jaraguá libera vacinação contra a covid-19 para pessoas com 52 anos
Saúde

Jaraguá confirma mais três mortes por covid-19

Ao todo, já são 348 mortes pela doença no município
Jaraguá confirma mais três mortes por covid-19
Saúde

Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Apenas atividades físicas individuais, com uso de máscara, estão permitidas nesse período, sem a permanência nos parques
Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Anvisa autoriza estudo sobre dose de reforço da Pfizer

Estudo terá 885 participantes a partir dos 16 anos de idade
Ver mais de Saúde