transito
Saúde

SC confirma quarto caso de reinfecção por Covid-19

Até o momento, foram notificados 57 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 38 descartados, quatro confirmados e 15 aguardando resultado

10 Jun 2021 - 05h56Por Janici Demetrio
SC confirma quarto caso de reinfecção por Covid-19 - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) confirma mais um caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. Ao total, o Estado tem quatro casos confirmados.

O primeiro caso foi confirmado laboratorialmente em 31 de março, o paciente de 30 anos é residente do município de Lages - sem histórico de viagens - com confirmação positiva em setembro de 2020, com segunda infecção confirmada em fevereiro de 2021. Na primeira infecção foi identificada a linhagem B.1.1.28 e na segunda a Variante de Preocupação (VOC) P.1 do SARS-CoV-2, conhecida como a variante brasileira.

O segundo caso foi uma mulher de 37 anos, residente no município de Itaiópolis, com primeiro exame RT-qPCR em 12 de agosto de 2020, sintomática, e segundo RT-qPCR realizado em 19 de maço de 2021, sintomática.

O terceiro caso foi registrado no município de Balneário Piçarras, uma mulher de 21 anos, primeiro RT-qPCR em 25/09/2020, sintomática e segundo RT-qPCR 05 de abril de 2021, sintomática.

O quarto caso foi confirmado nessa quarta-feira, dia 9. O paciente de 21 anos, com primeiro RT-qPCR em 26/10/2020, sintomático e segundo exame em 25/03/2021, também sintomático.

Os casos foram confirmados laboratorialmente pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de referência para Santa Catarina para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC).

É considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada. Os quatro casos de reinfecção estão confirmados no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, foram notificados 57 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 38 descartados, quatro confirmados e 15 aguardando resultado.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde