dengue 2
Saúde

SC aguarda o envio de novas doses para avançar na vacinação contra a Covid-19

O envio dessas doses ao estado é feito pelo Ministério da Saúde (MS), que faz a aquisição dos imunizantes e envia a todos os estados brasileiros para a vacinação da população

31 Ago 2021 - 17h48Por Janici Demetrio
SC aguarda o envio de novas doses para avançar na vacinação contra a Covid-19 - Crédito: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom Crédito: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), em parceria com órgãos do Governo Estadual, tem trabalhado para entregar aos 295 municípios catarinenses doses da vacina contra a Covid-19 no menor tempo possível. Esse trabalho, realizado em conjunto, já permitiu que 7.938.290 doses fossem distribuídas a todos os municípios, muitas vezes, em menos de 24 horas depois de chegarem ao estado. 

O envio dessas doses ao estado é feito pelo Ministério da Saúde (MS), que faz a aquisição dos imunizantes e envia a todos os estados brasileiros para a vacinação da população. Para Santa Catarina, o órgão federal enviou, até o momento, 8.251.880 doses para aplicação da primeira e segunda dose. Esse montante ainda não foi suficiente para vacinar 100% da população adulta catarinense com a primeira dose. Neste momento, o vacinômetro estadual aponta que 85% da população adulta foi vacinada com a primeira dose.

Apesar disso, o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destaca que a SES, ao pactuar com os municípios catarinenses o Calendário de Vacinação contra a Covid-19, que previa a aplicação da primeira dose da vacina na população adulta com 18 anos ou mais até o dia 31 de agosto, estabeleceu a meta de vacinar, no mínimo, 75% da população-alvo.

“Não podemos dizer que não conseguimos cumprir o que foi pactuado entre estados e municípios. Apesar de dependermos do envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, já vacinamos 85% da população adulta com a primeira dose. Sem contar as doses que já foram aplicadas e ainda não foram registradas no sistema. Portanto, a meta foi superada pelos municípios e consideramos que a pactuação do Calendário foi cumprida, pois todos os municípios já ofereceram doses para a população adulta”, esclarece o superintendente. 

De acordo com levantamento realizado pela SES, o estado precisa receber mais 675.299 doses da vacina contra a Covid-19 para conseguir contemplar 100% da população com 18 anos ou mais com a primeira dose da vacina. “Sabemos que ainda existe um contingente populacional acima de 18 anos que ainda resta ser vacinado, mas para isso necessitamos que o Ministério encaminhe mais doses para completarmos a vacinação desse grupo”, destaca o superintendente.

A expectativa do estado era receber, ainda nesta semana, doses suficientes para vacinar 100% da população adulta com a primeira dose e conseguir iniciar a aplicação da vacina nos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e a aplicação da dose de reforço nos idosos e imunossuprimidos. No entanto, na última distribuição, o Ministério da Saúde enviou ao estado 110.770 doses da vacina apenas para a aplicação da segunda dose. 

Sendo assim, o estado mantém a previsão de iniciar a vacinação dos adolescentes e a aplicação da dose de reforço no mês de setembro, assim que novas doses da vacina chegarem ao estado. 

Esquema vacinal completo

Com relação a vacinação completa, com a aplicação das duas doses da vacina ou dose única, a cobertura vacinal da população adulta, neste momento, é de 38%. No entanto, a aplicação da segunda dose segue sem prejuízo algum em todos os municípios catarinenses. Sendo que, nesta quarta, 1º de setembro, o estado vai distribuir 263.170 doses que estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio para serem utilizadas como segunda dose.

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde