dengue
Saúde

Saúde de Jaraguá organiza visita em residências para orientar sobre a dengue

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti é uma exigência do Ministério da Saúde para municípios considerados infestados com o mosquito.

26 Fev 2020 - 11h21Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul organiza para a primeira quinzena de março um mutirão de visitas em residências para o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, exigência do Ministério da Saúde para municípios considerados infestados com o mosquito. Entre os dias 3 e 13 de março, três mil visitas devem ser feitas em todos os 38 bairros da cidade. O levantamento pode se estender por mais alguns dias caso haja tempo chuvoso. Conforme a supervisora de controle de Zoonoses da Prefeitura de Jaraguá, Aline Cristiane Borba Monteiro, uma força-tarefa será realizada por 14 agentes de endemias que vão trabalhar por todo o município orientando os moradores e identificando possíveis locais onde o mosquito poderá se reproduzir.   

Cristiane ressalta que os profissionais da Prefeitura estarão devidamente identificados, inclusive, com colete e cracha.   

Os dados compilados servirão para que o município possa tomar ações eficazes contra a proliferação do mosquito, dependendo do que for encontrado em cada região. Por exemplo, se numa região o problema maior encontrado for relacionado a pratinhos que ficam embaixo de plantas, é nesse problema que o município vai se concentrar naquela determinada região, com orientação e vigilância.  

 Jaraguá do Sul registrou neste ano 11 casos confirmados de dengue. Os dados constam no boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde na terça-feira (26). De janeiro até agora foram notificados 33 casos suspeitos da doença. Doze casos ainda aguardam a divulgação dos exames. Até o momento, foram contabilizados 16 focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre Chikungunya. São quatro focos a mais do registrado no boletim anterior. Estes últimos foram encontrados nos bairros Nereu Ramos, centro e Vila Lalau. 

Matérias Relacionadas

Saúde

Dia D da vacinação contra a dengue acontece neste sábado (2) em Guaramirim

Ação será realizada das 8h às 16h, no Centro
Dia D da vacinação contra a dengue acontece neste sábado (2) em Guaramirim
Saúde

Guaramirim inicia pulverização de inseticida

Ação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para o combate à dengue
Guaramirim inicia pulverização de inseticida
Saúde

Dia D de vacinação contra a dengue ocorre amanhã em Jaraguá do Sul

Três Unidades de Saúde vão estar abertas para receber o público-alvo da campanha: crianças de 10 e 11 anos
Dia D de vacinação contra a dengue ocorre amanhã em Jaraguá do Sul
Saúde

Hospital Jaraguá comemora 58 anos com programação dedicada aos colaboradores

Para marcar a data, uma programação interna envolveu todos os colaboradores.
Hospital Jaraguá comemora 58 anos com programação dedicada aos colaboradores
Ver mais de Saúde