transito
Saúde

Saúde de Jaraguá organiza visita em residências para orientar sobre a dengue

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti é uma exigência do Ministério da Saúde para municípios considerados infestados com o mosquito.

26 Fev 2020 - 11h21Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul organiza para a primeira quinzena de março um mutirão de visitas em residências para o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, exigência do Ministério da Saúde para municípios considerados infestados com o mosquito. Entre os dias 3 e 13 de março, três mil visitas devem ser feitas em todos os 38 bairros da cidade. O levantamento pode se estender por mais alguns dias caso haja tempo chuvoso. Conforme a supervisora de controle de Zoonoses da Prefeitura de Jaraguá, Aline Cristiane Borba Monteiro, uma força-tarefa será realizada por 14 agentes de endemias que vão trabalhar por todo o município orientando os moradores e identificando possíveis locais onde o mosquito poderá se reproduzir.   

Cristiane ressalta que os profissionais da Prefeitura estarão devidamente identificados, inclusive, com colete e cracha.   

Os dados compilados servirão para que o município possa tomar ações eficazes contra a proliferação do mosquito, dependendo do que for encontrado em cada região. Por exemplo, se numa região o problema maior encontrado for relacionado a pratinhos que ficam embaixo de plantas, é nesse problema que o município vai se concentrar naquela determinada região, com orientação e vigilância.  

 Jaraguá do Sul registrou neste ano 11 casos confirmados de dengue. Os dados constam no boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde na terça-feira (26). De janeiro até agora foram notificados 33 casos suspeitos da doença. Doze casos ainda aguardam a divulgação dos exames. Até o momento, foram contabilizados 16 focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre Chikungunya. São quatro focos a mais do registrado no boletim anterior. Estes últimos foram encontrados nos bairros Nereu Ramos, centro e Vila Lalau. 

Matérias Relacionadas

Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá completa um mês

A unidade de suporte para o atendimento de casos confirmados ou suspeitos de dengue começou a funcionar no dia 9 de abril. De lá para cá já ocorreram 19.135 atendimentos no local
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá completa um mês
Saúde

Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá

Até agora, foram vacinadas contra a gripe 18.779 pessoas na cidade. Contra a dengue, 3.790 crianças e adolescentes
Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá
Saúde

Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento

Nessa segunda-feira (6), foram feitos mais de 820 atendimentos e 116 pessoas precisaram de hidratação
Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento
Saúde

Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo

Entre as mudanças no atendimento que já foram feitas está a implantação de senha com prioridade. Também serão adquiridas pulseiras específicas que serão colocadas na triagem para identificar a criança com transtorno
Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo
Ver mais de Saúde