#ficaemcasa
Saúde

Saúde de Jaraguá organiza visita em residências para orientar sobre a dengue

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti é uma exigência do Ministério da Saúde para municípios considerados infestados com o mosquito.

26 Fev 2020 - 11h21Por Janici Demetrio
Saúde de Jaraguá organiza visita em residências para orientar sobre a dengue -

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul organiza para a primeira quinzena de março um mutirão de visitas em residências para o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, exigência do Ministério da Saúde para municípios considerados infestados com o mosquito. Entre os dias 3 e 13 de março, três mil visitas devem ser feitas em todos os 38 bairros da cidade. O levantamento pode se estender por mais alguns dias caso haja tempo chuvoso. Conforme a supervisora de controle de Zoonoses da Prefeitura de Jaraguá, Aline Cristiane Borba Monteiro, uma força-tarefa será realizada por 14 agentes de endemias que vão trabalhar por todo o município orientando os moradores e identificando possíveis locais onde o mosquito poderá se reproduzir.   

Cristiane ressalta que os profissionais da Prefeitura estarão devidamente identificados, inclusive, com colete e cracha.   

Os dados compilados servirão para que o município possa tomar ações eficazes contra a proliferação do mosquito, dependendo do que for encontrado em cada região. Por exemplo, se numa região o problema maior encontrado for relacionado a pratinhos que ficam embaixo de plantas, é nesse problema que o município vai se concentrar naquela determinada região, com orientação e vigilância.  

 Jaraguá do Sul registrou neste ano 11 casos confirmados de dengue. Os dados constam no boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde na terça-feira (26). De janeiro até agora foram notificados 33 casos suspeitos da doença. Doze casos ainda aguardam a divulgação dos exames. Até o momento, foram contabilizados 16 focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre Chikungunya. São quatro focos a mais do registrado no boletim anterior. Estes últimos foram encontrados nos bairros Nereu Ramos, centro e Vila Lalau. 

Matérias Relacionadas

Saúde

Vale do Itapocu tem 13 casos confirmados de coronavírus

Santa Catarina chegou a 693 casos confirmados de pessoas com Covid-19 nesta quinta-feira, 9.
Vale do Itapocu tem 13 casos confirmados de coronavírus
Saúde

Microrregião registra primeira morte por covid-19

Paciente de Massaranduba estava internada no hospital São José, em Jaraguá do Sul
Microrregião registra primeira morte por covid-19
Santa Catarina

PMSC usa tecnologia que mostra percentual da população em isolamento no estado

A última semana registrou 64,6% da população que adotou o distanciamento social, estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde
PMSC usa tecnologia que mostra percentual da população em isolamento no estado
Brasil

São Paulo usará celulares para monitorar aglomerações

Governo tentará dispersar multidões e pede que se fique em casa
São Paulo usará celulares para monitorar aglomerações
Ver mais de Saúde