vacina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19

18 Mar 2024 - 12h30Por Janici Demetrio
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19 - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

O coronavírus continua circulando e neste ano os registros de covid-19 aumentaram consideravelmente. No mês de fevereiro, por exemplo, Santa Catarina contabilizou um aumento de 156% no número de casos da doença, em comparação com janeiro. 

Em Jaraguá do Sul, não é diferente. O Município enfrenta um aumento nos casos de covid-19. Até agora já foram registradas 1.589 notificações, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. No Brasil, até o dia 14 de março, foram confirmados 53.873 casos da doença, com 277 óbitos.

Uma das medidas essenciais para prevenir formas graves da doença é a vacinação, completar o esquema vacinal é essencial. O apelo é dirigido a toda a população, independentemente da faixa etária ou condição de saúde, destacando a eficácia das vacinas na redução dos riscos associados ao coronavírus. 

“Estamos acompanhando os números com bastante atenção e o cenário é delicado. Pedimos o apoio da população para que reforcem as medidas preventivas, fiquem atentos a possíveis sintomas e procurem assistência médica se necessário”, salienta o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

 
Sintomas 
Os sintomas mais comuns da covid-19 incluem tosse, dor de garganta, coriza, perda do olfato e paladar, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia. Ao apresentar esses sintomas, é fundamental procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.  

 
Prevenção 

Medidas preventivas devem ser reforçadas, tais como o uso de álcool gel, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, a manutenção de ambientes arejados e bem ventilados, além do uso adequado de máscaras de proteção em casos de suspeita ou confirmação da doença.

Diante do cenário atual, a colaboração de todos é essencial para conter a propagação do vírus e proteger a saúde da comunidade jaraguaense. O respeito às orientações das autoridades de saúde e a conscientização sobre a gravidade da situação são fundamentais para superarmos juntos esse desafio.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde
Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde