dengue
Saúde

Pronto Atendimento de Barra Velha passa por inspeção após morte da pequena Sofia

Unidade de Saúde pode fechar; Entenda os pontos

11 Abr 2024 - 10h09Por Janici Demetrio
Pronto Atendimento de Barra Velha passa por inspeção após morte da pequena Sofia -

Após denúncia de negligência médica na morte de Sofia Pereira, de 4 anos, no Pronto Atendimento de Barra Velha, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) coordenou, na manhã desta terça-feira (9), uma inspeção surpresa na unidade de saúde para verificar as condições clínicas e estruturais para o atendimento da população. Sofia morreu de dengue e a família da criança aponta negligência no atendimento.

Segundo o Promotor de Justiça Renato Maia de Faria, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra Velha, “várias situações foram elencadas com o objetivo de buscar a melhoria no atendimento da saúde em Barra Velha”. 

Na inspeção foram relacionados pontos emergenciais a serem aperfeiçoados para a continuidade dos atendimentos do Pronto Atendimento. Entre eles estão a vinculação de um responsável técnico à unidade de saúde, a instalação ou a contratação de um laboratório para exames clínicos e a contratação de médicos para suprir a demanda do serviço. 

Em relação ao profissional que assumirá a responsabilidade técnica do Pronto Atendimento, o MPSC definiu o prazo de 48 horas para que o Município faça a devida indicação, sob pena do pedido de interdição da unidade de saúde. Os demais prazos ficaram acordados da seguinte forma, 10 dias para a instalação do laboratório de análises clínicas e 15 dias para a contratação dos médicos. 

Após a inspeção, o Promotor de Justiça se reuniu com o Prefeito de Barra Velha. Na oportunidade, foram apresentados todos os apontamentos necessários para a melhoria da gestão e da estrutura do Pronto Atendimento.  

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Primeiro dia de vacinação contra a Pólio teve 58 doses aplicadas em Jaraguá do Sul

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é voltada a crianças menores de cinco anos de idade
Primeiro dia de vacinação contra a Pólio teve 58 doses aplicadas em Jaraguá do Sul
Saúde

Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27)

Em Jaraguá do Sul, fazem parte do público-alvo cerca de 11.504 crianças menores de cinco anos. O Dia D está marcado para 8 de junho e a campanha se estenderá até o dia 14
Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27)
Saúde

Jaraguá do Sul ganha novo espaço para o Ambulatório Médico de Especialidades

O novo AME foi inaugurado na manhã desta sexta-feira. É exclusivo para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), em situações ligadas a pré e pós-operatório
Jaraguá do Sul ganha novo espaço para o Ambulatório Médico de Especialidades
Saúde

Dengue em SC: cuidados e prevenção devem continuar mesmo no inverno

Somente neste ano foram notificados 291.379 casos prováveis, o que representa um aumento de 151,41% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Dengue em SC: cuidados e prevenção devem continuar mesmo no inverno
Ver mais de Saúde