secel
Saúde

Projeto do deputado Vicente Caropreso alerta população para prevenção do câncer de intestino

Matéria foi apresentada pelo deputado Vicente Caropreso

16 Mar 2023 - 08h37Por Janici Demetrio
Projeto do deputado Vicente Caropreso alerta população para prevenção do câncer de intestino - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) protocolou Projeto de Lei 51/2023 incluindo no calendário oficial do Estado o “Março Azul”.  A iniciativa visa a  promover a conscientização para a prevenção do câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon e reto. A proposta já está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça.

Conforme Dr. Vicente, a doença tem grandes chances de cura, mas para isso é fundamental que seja detectada precocemente.

“É o terceiro tipo de câncer mais frequente, tanto em homens como mulheres.  É uma doença silenciosa, praticamente sem sintomas na fase inicial, sendo percebido somente quando as lesões já estão mais avançadas. Por isso, o diagnóstico precoce é principal aliado no tratamento”, explica.

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Dados da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva apontam que 85% dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em fase avançada da doença, aumentando os custos do tratamento e diminuindo as chances de cura.

“Saúde é prevenção! Nossa proposta quer chamar a atenção para isso. Para que o governo catarinense promova no mês de março campanhas de conscientização informando a população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e da  realização de exames médicos de rotina. A partir dos 45 anos é recomendada a realização de uma colonoscopia, mesmo sem sintoma algum. Se o exame é totalmente normal, deverá ser repetido a cada dez anos”.

O Instituto Nacional do Câncer estima que o câncer de intestino atinja mais de 40 mil pessoas ao ano.

Participação da Alesc
O deputado Dr. Vicente já apresentou requerimento à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para que o Poder Legislativo participe da campanha Março Azul, organizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. A mobilização tem foco no incentivo do diagnóstico precoce do câncer de intestino.

“Queremos a Alesc envolvida com essa causa, dando visibilidade à luta contra a doença.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Saúde

Jaraguá do Sul confirma quarta morte por dengue neste ano 

Em quatro dias, município confirmou 1.168 casos de dengue.
Jaraguá do Sul confirma quarta morte por dengue neste ano 
Ver mais de Saúde