vacina
Saúde

Prefeitura de Guaramirim torna obrigatório uso de máscara

O uso de máscaras será obrigatório para todos os munícipes para evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus, a partir de 20 de abril de 2020

16 Abr 2020 - 14h00Por Da Redação

O Prefeito de Guaramiri, Luíz Antônio Chiodini, assinou na manhã desta quinta-feira (16) decreto que torna obrigatório o uso de máscaras no município. O documento dispõe sobre o uso massivo de máscaras e outras condutas de higiene a serem observadas pelos estabelecimentos devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

O uso de máscaras será obrigatório para todos os munícipes para evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus, a partir de 20 de abril de 2020. O decreto estabelece que a máscara deve ser utilizada para ingresso e permanência nos estabelecimentos em geral, nas repartições públicas ou privadas e para uso de táxi, transporte por aplicativos ou transporte compartilhado de passageiros, por exemplo.

Os estabelecimentos e repartições consideradas essenciais e com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas deverão observar os cuidados definidos na Portaria SES Nº 235/2020, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. 

Para o prefeito Professor Chiodini, esta é mais uma forma de evitar a propagação do vírus e proteger a população. “Peço que cada guaramirense faça a sua parte e se torne mais um soldado nesta batalha”, afirmou. 

As máscaras poderão ser confeccionadas manualmente em tecido não tecido (TNT) preferencialmente em camada tripla; ou tecido de algodão (preferencialmente 100% algodão), com mais de uma camada de tecido, devendo seguir as instruções descritas na Nota Informativa do Ministério da Saúde e na portaria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.  É fundamental que as máscaras sejam feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Caso não sejam acatadas as recomendações emitidas pelos órgãos de fiscalização, o infrator estará sujeito à aplicação das sanções previstas na legislação, inclusive civis e penais, dentre as quais aquelas previstas para os crimes elencados nos artigos 268 e 330, ambos do Código Penal, dispositivos estes que tratam, respectivamente, das infrações de medida sanitária preventiva e do crime de desobediência - do Código Penal. 

Máscaras serão destinadas à população

O Prefeito Professor Chiodini e o supervisor da Secretaria de Saúde, Marcelo Deretti, informaram também que o município recebeu a doação de máscaras de tecido que serão destinadas às pessoas mais carentes. Aproximadamente 8 mil máscaras serão distribuídas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e unidades de saúde de Guaramirim para os moradores mais carentes. 

Cuidados e higienização:

Os moradores devem ficar atentos aos cuidados na utilização e higienização das máscaras caseiras. 

– o uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

- Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara. 

- Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua. 

- Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara. 

- Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente. 

- Como lavar: faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável). Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. Depois de seca, passe a máscara com ferro quente e guarde em saco plástico. A máscara deve estar seca para sua reutilização. 

- Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade. 

- Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida. 

- Ao sinal de desgaste da máscara ela deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita

--

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde