dengue
Saúde

Prefeitos pedem a reabertura da Regional da Saúde

A Amvali elaborou um ofício que será encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, solicitando a recomposição da 17ª Regional de Saúde

24 Jun 2021 - 11h07Por Janici Demetrio
Prefeitos pedem a reabertura da Regional da Saúde - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, e o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, participaram da reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, na manhã desta quarta-feira (23). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Inovação, no Bairro Três Rios do Sul. Dentre os assuntos tratados na reunião, a discussão sobre a criação de uma Regional da Saúde em Jaraguá do Sul, para abranger os municípios da microrregião, semelhante a que já existia e que foi extinta pelo Governo do Estado, no início da gestão atual.

Da reunião, a Amvali elaborou um ofício que será encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, solicitando a recomposição da 17ª Regional de Saúde da Região da Amvali. No documento assinado pelo presidente da Associação, Clezio José Fortunato (prefeito de São João do Itaperiú), a entidade considera a importância de um atendimento na área da saúde com qualidade a toda a população, e, também, levando a necessidade da Regional devido às ações de combate à pandemia.

“Tendo como municípios Polo, Jaraguá do Sul, sede dos dois hospitais que já atendem a nossa população e que com a composição desta regional de saúde se tornará ainda mais forte e com um atendimento de qualidade”, menciona o ofício.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, é uma questão primordial ter a reativação da 17ª Regional da Saúde, em função da abrangência desta unidade – sete municípios – e o número de habitantes da microrregião da Amvali. O secretário de Saúde, Alceu Moretti, acrescenta que com a Regional em funcionamento será possível buscar novos credenciamentos para os hospitais junto ao Ministério da Saúde e poder melhorar ainda mais os serviços à população.

“É o caso da cardiologia, uma especialidade em que somos atendidos por Joinville ou Mafra, onde o tempo resposta é fundamental para o tratamento do paciente”, comenta Moretti.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde