Unimed
Saúde

Prefeitos pedem a reabertura da Regional da Saúde

A Amvali elaborou um ofício que será encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, solicitando a recomposição da 17ª Regional de Saúde

24 Jun 2021 - 11h07Por Janici Demetrio
Prefeitos pedem a reabertura da Regional da Saúde - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, e o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, participaram da reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, na manhã desta quarta-feira (23). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Inovação, no Bairro Três Rios do Sul. Dentre os assuntos tratados na reunião, a discussão sobre a criação de uma Regional da Saúde em Jaraguá do Sul, para abranger os municípios da microrregião, semelhante a que já existia e que foi extinta pelo Governo do Estado, no início da gestão atual.

Da reunião, a Amvali elaborou um ofício que será encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, solicitando a recomposição da 17ª Regional de Saúde da Região da Amvali. No documento assinado pelo presidente da Associação, Clezio José Fortunato (prefeito de São João do Itaperiú), a entidade considera a importância de um atendimento na área da saúde com qualidade a toda a população, e, também, levando a necessidade da Regional devido às ações de combate à pandemia.

“Tendo como municípios Polo, Jaraguá do Sul, sede dos dois hospitais que já atendem a nossa população e que com a composição desta regional de saúde se tornará ainda mais forte e com um atendimento de qualidade”, menciona o ofício.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, é uma questão primordial ter a reativação da 17ª Regional da Saúde, em função da abrangência desta unidade – sete municípios – e o número de habitantes da microrregião da Amvali. O secretário de Saúde, Alceu Moretti, acrescenta que com a Regional em funcionamento será possível buscar novos credenciamentos para os hospitais junto ao Ministério da Saúde e poder melhorar ainda mais os serviços à população.

“É o caso da cardiologia, uma especialidade em que somos atendidos por Joinville ou Mafra, onde o tempo resposta é fundamental para o tratamento do paciente”, comenta Moretti.

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde distribui mais 10 milhões de vacinas para todo o país

A entrega de todos os lotes deve ser finalizada na quarta-feira (28)
Saúde distribui mais 10 milhões de vacinas para todo o país
Saúde

Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá

Foram quatro mortes nas últimas 48 horas no município
Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá
Saúde

AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante

A preferência é que seja com a Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose
AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante
Saúde

Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses

Assim que receber novas doses município retomará a vacinação para primeira dose. A aplicação da segunda dose segue normalmente
Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses
Ver mais de Saúde