Unimed
Saúde

Pesquisadores da UFSC identificam nova variante do coronavírus em morador de Jaraguá 

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde que aguarda resultado final da Fiocruz

08 Mar 2021 - 16h45Por Janici Demetrio
Pesquisadores da UFSC identificam nova variante do coronavírus em morador de Jaraguá  - Crédito: Agência Brasil Crédito: Agência Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina identificaram a variante P.1, também conhecida como variante brasileira da Covid-19, em morador de Jaraguá do Sul. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde. 

Conforme nota divulgado pelo Governo, a notificação foi feita no dia 4 de março.  Paciente é um homem de 45 anos e o caso seria autóctone, ou seja, com transmissão dentro do estado. 

A equipe identificou ainda mais dois casos em moradores de Florianópolis. Um seria da variante brasileira e outro da variante do Reino Unido.

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, equipe aguarda o resultado do sequenciamento realizado pelo Laboratório de Referência Nacional (Fiocruz/RJ) para confirmação e validação dos resultados. Após a confirmação, os resultados passarão a fazer parte dos resultados oficiais do estado. 

O setor de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, informou à nosso reportagem que até a tarde desta segunda-feira (8) o município não havia sido notificado sobre o caso. 

A equipe da Força Tarefa da UFSC desenvolve projeto para sequenciamento do Genoma do SARS-CoV-2 financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em parceria com a SES/SC, LACEN/SC e a start-up BiomeHub.

Na próxima semana, serão selecionadas 60 amostras das diferentes regiões do Estado pelo LACEN/SC e DIVE/SC para realização de sequenciamento na UFSC, considerando indicadores dos testes de RT-qPCR e critérios clínicos como, presença de comorbidades e desfecho clínico. 

A partir desta etapa, há o interesse na ampliação da parceria já existente entre a Secretaria de Estado da Saúde da UFSC, visando ampliar a capacidade de sequenciamento genômico para monitoramento das linhagens e variantes circulantes no estado.

Na quinta-feira (4) a Fiocruz emitiu um comunicado técnico alertando sobre a dispersão geográfica das variantes de preocupação pelo país, assim como sua alta prevalência nas três regiões do Brasil avaliadas (Sul, Sudeste e Nordeste).

Este comunicado surgiu a partir de um novo protocolo de RT-PCR desenvolvido pela Fiocruz Amazonas capaz de detectar a mutação comum em três das Variantes de Preocupação (P.1 – Brasileira, B.1.1.7 – Britânica e B.1.351 – Sul Africana), e que utilizou cerca de mil amostras representativas das três regiões do Brasil.

Em Santa Catarina, os pesquisadores identificaram uma prevalência de mutação associada às variantes de preocupação de 63,7%, e apontam que “embora o teste seja capaz de detectar uma mutação comum a três variantes de preocupação, há indicações de que a prevalência que está sendo observada nos estados esteja associada à P.1, uma vez que as outras duas variantes não têm sido detectadas de forma expressiva no território brasileiro”.

Essas amostras foram encaminhadas para sequenciamento genômico pelo Laboratório da Fiocruz/RJ, que irá confirmar se a proporção das Variantes de Preocupação identificadas.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Guaramirim confirma nova morte por covid-19

Ao todo, já são 63 óbitos pela doença no município
Guaramirim confirma nova morte por covid-19
Saúde

Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no feriado de Tiradentes em Jaraguá

Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas compareçam no dia programado para a segunda dose
Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no feriado de Tiradentes em Jaraguá
Educação

Covid-19: Estado apresenta Plano de Vacinação para Profissionais da Educação

Apesar de ainda não haver data para o início da imunização dos profissionais da educação, o plano é necessário para definir um processo para o início da vacinação
Covid-19: Estado apresenta Plano de Vacinação para Profissionais da Educação
Educação

Estudantes de medicina da Estácio auxiliam no monitoramento de pacientes com COVID-19 em Jaraguá

Alunos da disciplina Saúde da Família acompanham pacientes, via telefone, sob supervisão de professores
Estudantes de medicina da Estácio auxiliam no monitoramento de pacientes com COVID-19 em Jaraguá
Ver mais de Saúde