vacina
Saúde

Pesquisadores da UFSC identificam nova variante do coronavírus em morador de Jaraguá 

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde que aguarda resultado final da Fiocruz

08 Mar 2021 - 16h45Por Janici Demetrio
Pesquisadores da UFSC identificam nova variante do coronavírus em morador de Jaraguá  - Crédito: Agência Brasil Crédito: Agência Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina identificaram a variante P.1, também conhecida como variante brasileira da Covid-19, em morador de Jaraguá do Sul. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde. 

Conforme nota divulgado pelo Governo, a notificação foi feita no dia 4 de março.  Paciente é um homem de 45 anos e o caso seria autóctone, ou seja, com transmissão dentro do estado. 

A equipe identificou ainda mais dois casos em moradores de Florianópolis. Um seria da variante brasileira e outro da variante do Reino Unido.

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, equipe aguarda o resultado do sequenciamento realizado pelo Laboratório de Referência Nacional (Fiocruz/RJ) para confirmação e validação dos resultados. Após a confirmação, os resultados passarão a fazer parte dos resultados oficiais do estado. 

O setor de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, informou à nosso reportagem que até a tarde desta segunda-feira (8) o município não havia sido notificado sobre o caso. 

A equipe da Força Tarefa da UFSC desenvolve projeto para sequenciamento do Genoma do SARS-CoV-2 financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em parceria com a SES/SC, LACEN/SC e a start-up BiomeHub.

Na próxima semana, serão selecionadas 60 amostras das diferentes regiões do Estado pelo LACEN/SC e DIVE/SC para realização de sequenciamento na UFSC, considerando indicadores dos testes de RT-qPCR e critérios clínicos como, presença de comorbidades e desfecho clínico. 

A partir desta etapa, há o interesse na ampliação da parceria já existente entre a Secretaria de Estado da Saúde da UFSC, visando ampliar a capacidade de sequenciamento genômico para monitoramento das linhagens e variantes circulantes no estado.

Na quinta-feira (4) a Fiocruz emitiu um comunicado técnico alertando sobre a dispersão geográfica das variantes de preocupação pelo país, assim como sua alta prevalência nas três regiões do Brasil avaliadas (Sul, Sudeste e Nordeste).

Este comunicado surgiu a partir de um novo protocolo de RT-PCR desenvolvido pela Fiocruz Amazonas capaz de detectar a mutação comum em três das Variantes de Preocupação (P.1 – Brasileira, B.1.1.7 – Britânica e B.1.351 – Sul Africana), e que utilizou cerca de mil amostras representativas das três regiões do Brasil.

Em Santa Catarina, os pesquisadores identificaram uma prevalência de mutação associada às variantes de preocupação de 63,7%, e apontam que “embora o teste seja capaz de detectar uma mutação comum a três variantes de preocupação, há indicações de que a prevalência que está sendo observada nos estados esteja associada à P.1, uma vez que as outras duas variantes não têm sido detectadas de forma expressiva no território brasileiro”.

Essas amostras foram encaminhadas para sequenciamento genômico pelo Laboratório da Fiocruz/RJ, que irá confirmar se a proporção das Variantes de Preocupação identificadas.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde