Unimed
Saúde

Operação fecha seis estabelecimentos que descumpriram decreto de combate à Covid-19 em Guaramirim

Os donos dos estabelecimentos foram orientados sobre as regras em vigor e informados sobre as penalidades caso descumpram as medidas de combate ao coronavírus

08 Mar 2021 - 11h46Por Da Redação
Operação fecha seis estabelecimentos que descumpriram decreto de combate à Covid-19 em Guaramirim  - Crédito: Divulgação Prefeitura de Guaramirim Crédito: Divulgação Prefeitura de Guaramirim

A Vigilância Sanitária de Guaramirim, acompanhada da Polícia Militar, realizou a fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais que estavam abertos no sábado (06). Entre os serviços essenciais, que estavam autorizados a funcionar de acordo com decreto do Governo de Santa Catarina, foram constatadas algumas irregularidades quanto ao número de pessoas nos locais. Os donos dos estabelecimentos foram orientados sobre as regras em vigor e informados sobre as penalidades caso descumpram as medidas de combate ao coronavírus. 

Também foram fechados seis estabelecimentos que estavam abertos e, segundo o decreto que determinou o lockdown no fim de semana, não poderiam estar funcionando. Um local foi interditado por descumprir as regras.

Guaramirim confirma nova morte por covid-19

O estabelecimento que não seguir as medidas estabelecidas no decreto, estará cometendo infração sanitária grave, nos termos da Lei Complementar Municipal Nº 16/2010. O decreto municipal 1404/2021, determina que na primeira constatação, em casos de descumprimento das normativas aplicáveis à atividade específica, o estabelecimento poderá ser interditado por 72 horas. Em caso de reincidência, a equipe da fiscalização aplicará a medida cautelar de interdição do estabelecimento por 7 dias. Se houver uma terceira constatação, o estabelecimento ficará interditado até o término da situação de emergência declarada pelo Decreto Municipal nº 1254/2020.

O decreto 1.172 do Governo de SC determina a suspensão de atividades não essenciais das 23h de sexta-feira (05) até as 6 horas de segunda-feira (08). A ação visa desacelerar a curva de contágio em um momento em que a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado seguem altas.

A Vigilância Sanitária reforça que, em muitos dos locais vistoriados, havia grande número de pessoas da mesma família nos estabelecimentos comerciais. A recomendação é que, se for necessário sair de casa para ir ao mercado ou padaria, por exemplo, opte por ir apenas uma pessoa por família. Assim, diminui o número de pessoas nos locais e risco de contágio. É importante também que todos continuem seguindo as medidas protetivas, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos com frequência. 
 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Guaramirim confirma nova morte por covid-19

Ao todo, já são 63 óbitos pela doença no município
Guaramirim confirma nova morte por covid-19
Saúde

Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no feriado de Tiradentes em Jaraguá

Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas compareçam no dia programado para a segunda dose
Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no feriado de Tiradentes em Jaraguá
Educação

Covid-19: Estado apresenta Plano de Vacinação para Profissionais da Educação

Apesar de ainda não haver data para o início da imunização dos profissionais da educação, o plano é necessário para definir um processo para o início da vacinação
Covid-19: Estado apresenta Plano de Vacinação para Profissionais da Educação
Educação

Estudantes de medicina da Estácio auxiliam no monitoramento de pacientes com COVID-19 em Jaraguá

Alunos da disciplina Saúde da Família acompanham pacientes, via telefone, sob supervisão de professores
Estudantes de medicina da Estácio auxiliam no monitoramento de pacientes com COVID-19 em Jaraguá
Ver mais de Saúde