transito
Saúde

Municípios catarinense recebem novas doses da vacina contra covid-19 nesta segunda

Cerca de 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde

22 Mar 2021 - 05h07Por Janici Demetrio
Municípios catarinense recebem novas doses da vacina contra covid-19 nesta segunda  - Crédito: Divulgação Governo do SC Crédito: Divulgação Governo do SC

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina inicia nesta segunda (22), pela manhã, a distribuição das 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram ao estado no último sábado (20). As doses foram encaminhadas à equipe da Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), em São José, que fez a separação e organizou a logística de distribuição durante o fim de semana. Desta vez, serão distribuídas 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil doses da Coronavac/Butantan.

Às 7h, o avião do Corpo de Bombeiros Militar decola de Florianópolis com as doses das centrais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. No mesmo horário, o veículo da DIVE segue com as doses da regional de Rio do Sul. A partir das 8h, as regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí retiram as vacinas na Central Estadual. Sendo que, Joinville ficará responsável pelas doses de Jaraguá do Sul e Mafra e Criciúma pelas doses de Tubarão e Araranguá. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar de Santa Catarina. 

“Conseguiremos, mais uma vez, distribuir as doses da vacina para todas as centrais regionais em apenas um dia. Isso só está sendo possível porque todo o Governo do Estado de Santa Catarina está empenhado e trabalhando em conjunto na aceleração da Campanha de Vacinação contra a Covid-19”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.

A maior parte das doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas (3 meses), o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento. 

As demais doses, 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da Dose 1 (D1), pois há garantia de nova remessa de doses, no prazo adequado para que o esquema vacinal seja finalizado.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses por municípios e as orientações da SES às Secretarias Municipais de Saúde sobre a continuidade da Campanha de Vacinação contra a COVID-19.

Fim de semana foi marcada pela intensificação da vacinação em todo o estado

Sábado e domingo, dias 20 e 21 de março, foram marcados por uma grande ação de vacinação contra a Covid-19 nos idosos com 70 anos ou mais. Secretarias Municipais de Saúde promoveram diferentes estratégias de vacinação para acelerar a aplicação das doses na população desta faixa etária. 

O município de São José informou que conseguiu aplicar 2.781 doses da vacina contra a Covid-19 no sábado. Na capital, a vacinação também seguiu em ritmo acelerado, foram aplicadas 3.498 doses. No município de Canoinhas foram outras 1.000 doses em apenas um dia e, em Palhoça, 1.149 doses. Em Chapecó, foram informadas a aplicação de 1.860 doses no sábado e em Tubarão 1.839. 

“Ficamos muito felizes em ver o comprometimento de todos os municípios, sem exceção, e a resposta imediata que todos nos deram com a aplicação de milhares de doses da vacina durante o fim de semana. Seguimos trabalhando para que a vacinação continue neste ritmo acelerado”, ressaltou o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro. 

Essa ação só foi possível, pois a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou na última sexta, 19, mais 73.700 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para o abastecimento de todos os municípios. 

O balanço completo da vacinação do fim de semana será divulgado na tarde desta segunda-feira (22).

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde