vacina
Saúde

Moisés anuncia vacinação em massa contra o novo coronavírus

A intenção é seguir exemplos concretos de sucesso, como o da cidade de Serrana, no Estado de São Paulo, onde se reduziu em quase 100% as mortes por Covid-19 quando mais de 95% da população adulta foi vacinada

09 Jun 2021 - 20h22Por Janici Demetrio
Moisés anuncia vacinação em massa contra o novo coronavírus - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

O Governo do Estado planeja a vacinação em massa contra a Covid-19 em cidades com altas taxas de incidência, transmissão, letalidade e vulnerabilidade. A Secretaria da Saúde iniciou conversas técnicas que têm como objetivo acompanhar a celeridade da resposta de imunização. A intenção é seguir exemplos concretos de sucesso, como o da cidade de Serrana, no Estado de São Paulo, onde se reduziu em quase 100% as mortes por Covid-19 quando mais de 95% da população adulta foi vacinada.

O governador Carlos Moisés da Silva anunciou que a intenção com essa observação da resposta de imunização em municípios catarinenses é trazer universidades e pesquisadores para o acompanhamento dos resultados obtidos pela aplicação das doses e para que as futuras gerações possam aproveitar os estudos alcançados.

“Vamos aplicar a primeira e segunda doses, fora do cronograma oficial do estado, para que a gente possa fazer pesquisas a respeito do processo de imunização”, explicou Carlos Moisés.

O compromisso é que o calendário vacinal seja cumprido até o dia 23 de outubro e que possibilite que todos os catarinenses tenham imunidade à doença. A avaliação da celeridade da resposta das vacinas, primeira e segunda dose, será a partir do segundo semestre. Isso será feito fora do cronograma do programa nacional de imunização (PNI), de acordo com o governador .

Governo do Estado realizará eventos testes com população vacinada

Com a aceleração da vacinação em Santa Catarina, o Governo do Estado pretende, também no segundo semestre deste ano, realizar eventos testes com pessoas que estejam com o esquema vacinal completo.

A ideia é que sejam promovidos shows, feiras e eventos em que poderá ser observado o comportamento do vírus em momentos como estes. Os detalhamentos da realização destes eventos testes foi pauta de reunião nesta quarta-feira, 9, entre Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde e representantes de entidades do segmento.

Além da realização de um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar, será incluída nos testes uma atividade esportiva, promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que também participou da reunião desta quarta-feira.

Outro avanço importante foi o anúncio de que Santur está finalizando a contratação da ferramenta de rastreamento que será disponibilizada para monitorar a participação de público nesses eventos.

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá

Até agora, foram vacinadas contra a gripe 18.779 pessoas na cidade. Contra a dengue, 3.790 crianças e adolescentes
Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá
Saúde

Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento

Nessa segunda-feira (6), foram feitos mais de 820 atendimentos e 116 pessoas precisaram de hidratação
Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento
Saúde

Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo

Entre as mudanças no atendimento que já foram feitas está a implantação de senha com prioridade. Também serão adquiridas pulseiras específicas que serão colocadas na triagem para identificar a criança com transtorno
Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo
Política

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal
Ver mais de Saúde