secel
Saúde

Jaraguá se prepara para a vacinação contra a covid-19

Município tem 80 mil seringas e agulhas compradas. Aguarda as doses da vacina por parte do Ministério da Saúde

05 Jan 2021 - 16h40Por Janici Demetrio
Jaraguá se prepara para a vacinação contra a covid-19 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul está se preparando para receber a vacina contra o coronavírus, antes mesmo da definição final do Ministério da Saúde a respeito de qual vacina será aplicada. Já foram compradas 80 mil seringas e agulhas para aplicar as doses, primeiramente em pessoas dos grupos de risco. O município conta com 22 salas de vacina nas unidades de saúde.

A chefe de Gabinete Emanuela Wolff explica que o Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus – o qual preside - tem tomado ações desde março do ano passado para prevenção e tratamento precoce da covid-19. “As ações se mostraram tanto com a abertura de unidades para atendimento exclusivo covid, a UAPs, a Central de Orientação 0800, a compra de testes, quanto agora com a compra antecipada de seringas e agulhas para a vacinação imediata assim que o Ministério da Saúde tiver uma definição sobre a vacinação”, cita Emanuela. 

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, justifica a compra do material, mesmo tendo a possibilidade de distribuição gratuita de agulhas e seringas por parte do Ministério da Saúde. “Se ele (MS) ceder esse material, poderemos usar para outras vacinas. Se não ceder, e recebermos apenas as doses da vacina, estaremos prontos para iniciar a imunização”, detalha Moretti. A imunização será iniciada pelo grupo de risco covid-19, como pessoas acima dos 60 anos de idade, profissionais de saúde, além de portadores de doenças crônicas e indígenas.

Moretti afirma que as vacinas serão aplicadas em todas as 22 salas de vacinação da cidade. “O município já está preparado. Nós temos 22 salas de vacina, nós compramos antecipadamente 80 mil seringas e agulhas, já pensando na vinda dessa vacina”, ressalta o secretário de Saúde. 
 
A expectativa da Secretaria de Saúde é de uma definição rápida do Ministério da Saúde em relação à escolha da vacina contra o coronavírus e a distribuição para os municípios.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde