vacina
Saúde

Jaraguá reforça alerta do Ministério da Saúde sobre aumento de casos de covid

Haverá alteração nos horários de atendimentos de algumas UBSs a fim de atender a possível demanda de casos suspeitas de covid

21 Nov 2022 - 16h43Por Janici Demetrio
Jaraguá reforça alerta do Ministério da Saúde sobre aumento de casos de covid - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a necessidade da manutenção das medidas preventivas para evitar a transmissão da covid-19. O alerta leva em consideração o aumento gradativo no número de casos da doença no cenário nacional e estadual nos últimos dias.

O Ministério da Saúde emitiu recentemente um alerta para o aumento do número de casos e a circulação de novas linhagens da variante Ômicrone informou que 21 estados registraram elevação nos números de infectados pela doença. Desta forma, o próprio MS, entidades médicas e especialistas recomendam o reforço da vacinação e das medidas de prevenção, como a higienização das mãos e das superfícies, uso de máscaras, distanciamento social e ambientes arejados.

Em Jaraguá do Sul, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente são 360 casos ativos da doença, destes, 341 em tratamento.

Em função disso, segundo o secretário Alceu Gilmar Moretti, a partir desta terça-feira (22), algumas medidas estão sendo tomadas a fim de atender a possível demanda de casos suspeitas de covid-19, entre elas, alterações nos atendimentos de algumas unidades de saúde, que terão seus serviços ambulatoriais suspensos no período da manhã (entre 7h e 11h30), para curativos, retirada de pontos, administração de medicamentos e outros procedimentos em geral, retornando esses atendimentos às12h30. Vale ressaltar, no entanto, que todos os pacientes serão atendidos no horário de funcionamento dos postos, somente os casos ambulatoriais passarão para o período da tarde. 

“Essa medida é importante para que as equipes de saúde possam ter capacidade de acolher e atender seus pacientes e o período da manhã sempre é o de maior procura nas UBSs”, destaca Moretti.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta, ainda, que o uso de máscaras é fortemente indicado nas Unidades de Saúde pelos profissionais e pacientes.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO EM CASO DE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS?

Todas as Unidades Básicas de Saúde realizam testes de covid-19;

Autotestes não são aceitos, devendo o paciente refazer o teste rápido na UBS;

Não há unidade de saúde exclusiva covid, procure sua unidade de saúde de referência;

As unidades atendem das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h30;

As Unidades distritais do João Pessoa, Centro (antigo PAMA), Nereu Ramos e Barra atendem das 7h às 19h. Não é preciso chegar cedo para realização de testes de covid, basta ir no horário de funcionamento da UBS.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

A Central de Atendimento atende as pessoas que já estão positivas.

O monitoramento dos casos é realizado pela Central de Atendimento, que poderá ser realizado pelos números:

0800-643-8089 ou no prefixo 2106, seguido pelos ramais: 8413 8574; 8497; 8427; 8285; 8455, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30 e no sábado das 8h às 17h.

FLUXO DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE (APS) COM MAIOR MOVIMENTO DE DEMANDA ESPONTÂNEA:

UBS João Pessoa

UBS Centro (antigo PAMA)

UBS Nereu Ramos

UBS Barra

UBS CAIC

UBS Rau

UBS Vila Nova

UBS Santo Antônio

UBS Vila Lenzi

UBS Jaraguá 99

UBS Vila Lalau

UBS Ilha da Figueira

UBS Estrada Nova

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde