dengue
Saúde

Jaraguá do Sul intensifica ações no combate à dengue

Reunião com representantes de entidades definiu a organização de um Dia "D" de combate ao mosquito da dengue, com ações focadas na prevenção

19 Fev 2024 - 18h16Por Janici Demetrio
 Jaraguá do Sul intensifica ações no combate à dengue - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul está intensificando as ações contra o Aedes aegypti. Na última sexta-feira (19), por exemplo, ocorreu uma reunião para discutir estratégias de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Estiveram presentes representantes da Associação Empresarial (ACIJS), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da coordenadoria regional da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde. No encontro também foram repassados os dados relativos à dengue.

A presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, disse que o primeiro passo é replicar a conscientização entre os colaboradores e áreas de atuação.

“Sabíamos do problema, mas não da gravidade, da dimensão. Precisamos desenvolver ações e práticas efetivas no combate a doença e ao mosquito transmissor”, pontuou.

O presidente da CDL local, Paulo Roberto Schwarz, disse que haverá uma mobilização entre os mais de 1,3 mil associados e os cerca de 12 mil colaboradores que atuam no comércio.

“Teremos o dia “D” de combate ao mosquito transmissor da dengue. Estamos organizando uma reunião para tratar do assunto para que seja uma data marcante, pois se trata de algo muito sério que precisa da participação da comunidade local e regional”, enfatizou.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, destacou que, dentre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a dengue é a que mais preocupa, pois além de sobrecarregar os leitos hospitalares, pode deixar os pacientes debilitados e afastá-los por vários dias do trabalho. Já, em sua forma mais aguda, pode até levar à morte. Outro agravante se deve ao fato de que os focos do mosquito e os casos confirmados de dengue, aumentaram consideravelmente nos primeiros meses de 2024.

“Para se ter uma ideia, nos primeiros 45 dias de 2023, tivemos 03 casos confirmados de dengue, e agora em 2024 já foram 54 casos. Destes, 30 contraídos dentro do município (autoctenes). Se não cuidarmos vamos ter problemas sérios nos casos que precisarem de atendimento hospitalar”, alertou.

Segundo Moretti, é preciso ações permanentes nas residências e locais de trabalho, eliminando possíveis criadouros de mosquitos.

“São medidas simples que apresentam bons resultados. Apenas 10 minutos por semana é tempo suficiente para eliminar os criadouros do Aedes aegypti”, afirma.

Dengue em SC
De acordo com o último informe epidemiológico, até o dia 14 de fevereiro de 2024, eram 13 mil casos confirmados da doença e 11,5 mil focos do mosquito, sendo 155 municípios considerados infestados.

Óbitos
- Joinville (5)
- São Francisco do Sul (1)
- Araquari (1)
- Itajaí (1)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde
Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde