vacina
Saúde

Jaraguá inicia as Campanhas de Vacinação contra a Pólio e Multivacinação

A Campanha contra a Poliomielite tem como público-alvo crianças de 1 a 5 anos, a de Multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O foco principal é atualizar a Carteira Nacional de Imunização

09 Ago 2022 - 10h18Por Janici Demetrio
Jaraguá inicia as Campanhas de Vacinação contra a Pólio e Multivacinação - Crédito: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom Crédito: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom

Começou nessa segunda-feira (08) as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite – que tem como público-alvo crianças de 1 a 5 anos – e a de Multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As campanhas ocorrerão simultaneamente entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro. O Dia “D” está previsto para 20 de agosto. A imunização ocorre nos postos de saúde com sala de vacinação.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, ressalta que essas duas Campanha são de extrema importância para evitar que doenças já controladas ou erradicadas retornem e para reduzir, cada vez mais, a incidência de doenças preveníveis com a vacinação.

A supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, destaca, ainda, que o foco principal é atualizar a carteira nacional de imunização.

“Quando a criança chegar no posto de saúde será verificada sua carteirinha de vacinação. Caso esteja com uma dose atrasada, esta será aplicada concomitantemente”.

Um ponto importante que deve ser observado pelos pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino é a necessidade de atualizar a carteirinha de vacinação para a efetivar as matrículas e rematrículas no fim do ano. Uma medida que vem sendo adotada em conjunto pelas Secretarias de Educação e Saúde, há vários anos.

 As Campanhas
Na Campanha de Multivacinação serão oferecidas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como febre amarela, sarampo, meningite, caxumba, rubéola, tétano e coqueluche. Nesta Campanha, as doses são recomendadas para todos aqueles que, por algum motivo, deixaram de tomar as vacinas ou estão com esquemas vacinais incompletos. Importante ressaltar que a cobertura vacinal desejada é de 95% para quase todas as vacinas, exceto para a do rotavírus e a BCG, que é de 90%.

Já na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a indicação é vacinar crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Para crianças menores de um ano, a vacinação deve ser feita conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses, com a vacina VIP. O público estimado em Jaraguá do Sul na faixa etária entre 1 e 5 anos é de 11 mil crianças para a vacinação contra a pólio.

Durante o período das Campanhas, crianças e adolescentes também poderão ser vacinados contra a covid-19. Segundo orientação do Ministério da Saúde, não existe mais a necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias para aplicação da vacina contra a covid-19 e demais doses do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos. Sendo assim, as doses podem ser tomadas de forma simultânea ou com qualquer intervalo.

Em caso de dúvidas sobre a situação vacinal da criança ou do adolescente, a recomendação é procurar um posto de vacinação.

Poliomielite no Brasil e em Santa Catarina
O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990. Em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. No entanto, os esforços ainda precisam ser mantidos, com a imunização de todas as crianças, para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá completa um mês

A unidade de suporte para o atendimento de casos confirmados ou suspeitos de dengue começou a funcionar no dia 9 de abril. De lá para cá já ocorreram 19.135 atendimentos no local
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá completa um mês
Saúde

Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá

Até agora, foram vacinadas contra a gripe 18.779 pessoas na cidade. Contra a dengue, 3.790 crianças e adolescentes
Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá
Saúde

Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento

Nessa segunda-feira (6), foram feitos mais de 820 atendimentos e 116 pessoas precisaram de hidratação
Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento
Saúde

Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo

Entre as mudanças no atendimento que já foram feitas está a implantação de senha com prioridade. Também serão adquiridas pulseiras específicas que serão colocadas na triagem para identificar a criança com transtorno
Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo
Ver mais de Saúde