dengue 2
Saúde

Jaraguá Hepatite Zero: 1.066 pessoas testadas em três dias de campanha

Na edição deste ano a procura por testes rápidos e vacinação foi maior do que na edição de 2022

07 Ago 2023 - 10h38Por Janici Demetrio
Jaraguá Hepatite Zero: 1.066 pessoas testadas em três dias de campanha -

A Campanha Jaraguá Hepatite Zero encerrou no sábado (5), depois de três dias de ação. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teve a parceria do Jaraguá do Sul Park Shopping e superou as expectativas dos organizadores. Na edição deste ano a procura por testes rápidos e vacinação foi maior do que na edição de 2022. Ao todo, foram realizados 1.066 testes e aplicadas 647 doses de vacina.

O espaço no shopping foi montado especialmente para a campanha, oferecendo todas as condições para a realização dos procedimentos.

“Ficamos muito felizes pelo resultado da campanha. A participação das pessoas superou nossas expectativas. A detecção precoce das infecções possibilita o encaminhamento adequado para o tratamento e adoção de medidas para evitar a proliferação das doenças”, reforça a gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani.

Vale ressaltar que, mesmo após o término da Campanha, os testes rápidos para a IST continuam disponíveis em todas as Unidades de Atenção Primária de Jaraguá do Sul e no Centro de Testagem e Aconselhamento, bem como a vacinação na Central de Vacinas da Reinoldo Rau e nas Unidades de Atenção Primária com sala de vacinas.

“Foi muito positivo. Nosso objetivo com iniciativas como esta é a promoção da saúde e prevenção dessas doenças. Nosso especial agradecimento aos profissionais envolvidos na campanha que dedicaram seu tempo e conhecimento em benefício da população”, pontua o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

A Campanha Jaraguá Hepatite Zero está identificada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3 da ONU, que visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, buscando a redução do impacto dessas doenças na saúde pública.

Ao oferecer testes rápidos para o IST em todas as Unidades de Atenção Primária de Jaraguá do Sul e no CTA, a campanha também aborda a promoção da saúde sexual e reprodutiva, fortalecendo a prevenção e o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Assim, a Campanha Jaraguá Hepatite Zero contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando uma sociedade mais saudável e inclusiva.


Confira os números da Campanha Jaraguá Hepatite Zero

Quinta-feira (3)
Foram realizados 297 testes e aplicadas 157 doses de vacina.
HIV: 02
Sífilis: 10
Hepatite B: 0
Hepatite C: 1

Sexta-feira (4)
Foram realizados 293 testes e aplicadas 181 doses de vacina.
HIV: 2
Sífilis: 15
Hepatite B: 0
Hepatite C: 1

Sábado (5)
Foram realizados 476 testes e aplicadas 309 doses de vacina. 
HIV: 0
Sífilis: 8
Hepatite B: 0
Hepatite C: 0

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde
Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde