Unimed
Saúde

Jaraguá chega a 1.175 casos confirmados de Covid-19

Ao vivo, durante o Diário da Jaraguá desta segunda-feira (27) o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, falou sobre o aumento do número de casos, esclareceu sobre os testes e a situação dos hospitais.

27 Jul 2020 - 09h02Por Janici Demetrio
Jaraguá chega a 1.175 casos confirmados de Covid-19 - Crédito: Janici Demetrio Crédito: Janici Demetrio

Com 64 novos casos, Jaraguá chegou a 1.175 pacientes diagnosticados com Covid-19. Os dados foram divulgados no final da tarde de domingo (26) pela Secretaria de Saúde. 

Ainda de acordo com o boletim da Saúde, dos casos confirmados, 527 já estão recuperados e 637 seguem em tratamento monitorado. Onze mortes foram registradas até agora no município.  

Ao vivo durante o Diário da Jaraguá desta segunda-feira (27) o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, falou sobre o aumento do número de casos, esclareceu sobre os testes e a situação dos hospitais.  

 

Rádio Jaraguá · Entrevista ao vivo com o secretário de Saúde de Jaraguá, Alceu Moretti

Ainda de acordo com a Prefeitura, a estrutura disponível nos hospitais da cidade, antes da pandemia, era de 40 leitos no total, contando os dois hospitais. Com recursos da Prefeitura, foram construídos mais 10 leitos em cada hospital para atender pacientes da Covid-19. Ficaram, então, 10 leitos de UTI adulto no São José, e 10 leitos de UTI infantil no Jaraguá, todos regulados pelo Estado.

Com o aumento da demanda por vagas, a Prefeitura intermediou de início mais quatro leitos de UTI adulto no São José (aumento de 40% da capacidade) e, agora, em acordo com Hospital Jaraguá, adaptou mais cinco leitos que a princípio estavam destinados para pacientes da ala infantil para atender adultos. Esses leitos aguardam regulação por parte do Estado, mas o Município se antecipou em atender a demanda, subsidiando estes 9 leitos, entendendo a urgência da situação.

A Prefeitura, em parceria com os hospitais que sempre prestaram um serviço de excelência, estão montando desde março verdadeiros hospitais de campanha dentro dos nossos hospitais. O objetivo é fazer com que os investimentos necessários agora fiquem de legado. Atualmente, a ocupação dos leitos de UTI adulto (19 vagas) é de 100% e infantil (5 vagas) é de 20%. Já há tratativas para expansão da capacidade. Porém, se nossos números seguirem no ritmo crescente, nos próximos dias esses leitos serão também ocupados.

Por isso, é tão importante que a comunidade entenda a necessidade de fazer a sua parte, seguindo todas as medidas de prevenção, protegendo, sobretudo, idosos e pessoas que fazem partes dos grupos de risco, essas com chances maiores de terem quadro agravado pelo coronavírus.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses

Assim que receber novas doses município retomará a vacinação para primeira dose. A aplicação da segunda dose segue normalmente
Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses
Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Saúde

Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021

Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado do Brasil com o maior percentual da população totalmente imunizada
Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021
Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Ver mais de Saúde