dengue 2
Saúde

Japão retira embargo e importação da carne de frango catarinense pode ser retomada

A suspensão temporária estava em curso desde o dia 17 de julho

18 Ago 2023 - 08h12Por Janici Demetrio
Japão retira embargo e importação da carne de frango catarinense pode ser retomada - Crédito: Cristiano Estrela / Arquivo / Secom Crédito: Cristiano Estrela / Arquivo / Secom

O governador Jorginho Mello informou que o governo do Japão retirou a suspensão sobre a importação de carne de frango catarinense por não considerar aplicável o embargo. A suspensão temporária estava em curso desde o dia 17 de julho.

“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador.

Em julho, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve em Santa Catarina a convite da Secretaria de Articulação Internacional (SAI) para participar de reuniões e atividades de aproximação com o Estado. Na agenda, um encontro com o governador Jorginho Mello, que resultou na entrega de uma carta a ser enviada para autoridades japonesas demonstrando o trabalho realizado pelo Estado, reforçando a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao país asiático. Na ocasião, o embaixador japonês afirmou estar confiante para a resolução do entrave e, segundo ele, fazer trocas de opiniões entre especialistas japoneses e brasileiros seria importante naquele momento.

“O documento entregue ao embaixador mostrou todo o trabalho feito por nossas equipes da Cidasc e da Secretaria de Agricultura com relação à gripe aviária. Além disso, a vinda do embaixador foi importante para alinharmos diversas parcerias comerciais com o nosso estado, além de conversarmos sobre a expansão, ainda mais, de nossas vendas”, reforçou o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.

O Japão é o maior importador de carne de frango de Santa Catarina. Conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.

“Essa visita, organizada pela SAI, já estava programada antes mesmo de acontecer a suspensão das exportações de carne de frango do Estado. Por coincidência, o incidente serviu para aproximar ainda mais o Japão de Santa Catarina, pois as autoridades japonesas puderam conferir e confirmar tanto a atuação preventiva quanto a atuação pronta, resolutiva e firme do Estado”, explicou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde
Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde