dengue
Saúde

Impressora de pele funciona como rolo de pintura e acelera cicatrização

O dispositivo cobre feridas com uma folha uniforme de biomaterial, faixa por faixa

15 Fev 2020 - 15h00Por Da Redação

Uma impressora de pele revolucionária, que funciona como um rolo de pintura, libera uma espécie de tinta biológica que pode acelerar o processo de cicatrização

O dispositivo cobre feridas com uma folha uniforme de biomaterial, faixa por faixa.  Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Toronto Engineering e Sunnybrook Hospital, no Canadá.

A bio tinta distribuída pelo rolo é composta por células do estroma mesenquimal (CTMs) – células-tronco que se diferenciam em tipos de células especializadas, dependendo do ambiente.

Nesse caso, o material MSC promove a regeneração da pele e reduz as cicatrizes. Os ensaios in vivo foram bem-sucedidos em feridas de espessura total e foram publicados na revista Biofabrication .

O projeto é liderado por Richard Cheng, sob a supervisão do professor Axel Guenther, e em estreita colaboração com o Dr. Marc Jeschke, diretor do Ross Tilley Burn Center, e sua equipe no Sunnybrook Hospital.

A a equipe é a mesma que lançou o primeiro protótipo da impressora de peles em 2018.

“Anteriormente, provamos que poderíamos depositar células em uma queimadura, mas não havia nenhuma prova de que houvesse benefícios na cicatrização de feridas – agora demonstramos isso”, diz Guenther.

Queimaduras

O método atual de tratamento de queimaduras é o enxerto autólogo de pele , que requer o transplante de pele saudável de outras partes do corpo para a ferida.

Mas grandes queimaduras de corpo inteiro representam um desafio maior.

As queimaduras de espessura total são caracterizadas pela destruição das camadas mais externa e mais interna da pele; essas queimaduras geralmente cobrem uma parte significativa do corpo.

“Com grandes queimaduras, você não tem pele saudável suficiente disponível, o que pode levar à morte de pacientes”, diz Jeschke.

Cicatrização

Desde 2018, a impressora passou por 10 reformulações, à medida que a equipe avança em um projeto que visualiza os cirurgiões usando em uma sala de cirurgia.

O protótipo atual inclui um cabeçote de impressão microfluídico de uso único para garantir a esterilização e uma roda flexível que segue a trilha do cabeçote de impressão, permitindo um melhor controle de feridas mais amplas.

Em seguida, Cheng diz que eles querem “reduzir ainda mais a quantidade de cicatrizes, além de ajudar na cicatrização de feridas. Nosso foco principal no futuro será o lado in vivo. ”

Jeschke acredita que a impressora portátil de pele poderá ser vista em um ambiente clínico nos próximos cinco anos. “Depois de usada em uma sala de cirurgia, acho que essa impressora mudará o jogo para salvar vidas.

“Com um dispositivo como esse, ele pode mudar completamente a maneira como praticamos os cuidados com queimaduras e traumas”, acrescentou.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde