dengue 2
Saúde

Hospital Jaraguá promove 3ª Caminhada do Prematuro

Ação ocorre no próximo sábado (19) no Parque Via Verde. Camisetas da campanha 'Novembro Roxo' podem ser adquiridas no Bazar dos Voluntários, anexo ao hospital

17 Nov 2022 - 09h29Por Janici Demetrio
Hospital Jaraguá promove 3ª Caminhada do Prematuro  - Crédito: Karla S. Coutinho/ Divulgação/ Hospital Jaraguá Crédito: Karla S. Coutinho/ Divulgação/ Hospital Jaraguá

O novembro também é roxo! Este é o mês mundial de sensibilização para a causa da prematuridade e, para conscientizar a população da região sobre o assunto, neste sábado (19), ocorre a 3ª Caminhada do Prematuro do Hospital Jaraguá, no Parque Linear Via Verde. O ponto de encontro será no palco, a partir das 8h30. Em caso de chuva, a ação será transferida para o dia 26 de novembro, no mesmo local.

A caminhada ocorre na semana deste dia 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A data, assim como a campanha Novembro Roxo, têm como objetivo trazer ao debate público as questões, cuidados e mesmo a possibilidade de prevenção do nascimento prematuro, ou seja, de bebês com idade gestacional menor que 37 semanas.

Segundo o Ministério da Saúde, o parto prematuro é a principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos. Crianças que nascem precocemente, além do alto risco de morte, também podem ter problemas futuros como dificuldade no desenvolvimento digestivo, respiratório, de linguagem e do desenvolvimento global. Uma das formas mais importantes de prevenção é a realização de um pré-natal eficiente.

“Bebês prematuros requerem um cuidado minucioso, humanizado e multidisciplinar para seu desenvolvimento. Além de uma equipe de excelência no atendimento, a presença dos pais é fundamental neste processo. Tanto que o tema da campanha do Novembro Roxo deste ano é ‘Garanta o contato pele a pele com os pais do bebê prematuro desde o momento do nascimento’”, explicou a médica pediatra, neonatologista e coordenadora médica da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Jaraguá, Dra. Janaina Ney Campelo.

Para Jaraguá do Sul e região, a referência é o Hospital Jaraguá que realiza, em média, 370 partos prematuros por ano. A maternidade possui uma rede de apoio especializada para o atendimento dos prematuros com equipe multidisciplinar formada por profissionais e especialistas de áreas como medicina, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social, fisioterapia e até mesmo clínica pastoral.

Camiseta do ‘Novembro Roxo’

A 3ª Caminhada do Prematuro pretende, justamente, reunir as equipes do Hospital Jaraguá com os pais e bebês que nasceram de forma prematura na unidade. Mas qualquer pessoa pode participar do momento e, inclusive, adquirir a camiseta do ‘Novembro Roxo’.

As camisetas estão sendo vendidas no Bazar dos Voluntários, que fica anexo ao hospital, pelo valor de R$25. O horário de atendimento é das 9h às 17h. O valor da camisa será revertido em prol da assistência aos prematuros do Hospital.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde