dengue
Saúde

Guaramirim segue com ações para evitar febre amarela

Até o momento, o Estado já registrou duas mortes por conta da doença

18 Set 2019 - 06h00Por Janici Demetrio

Durante três dias, biólogos e médicos veterinários das equipes municipais e das regionais de Saúde de Santa Catarina participaram de uma capacitação realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Florianópolis. O objetivo do treinamento foi preparar e sensibilizar a notificação das mortes e adoecimento de macacos, de forma rápida no Estado através do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo). 

 Essa ação faz parte do Plano de Ação de Enfrentamento da Febre Amarela, lançado no último dia 30 de agosto pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

 Até o momento, o Estado já registrou duas mortes por conta da doença. A primeira foi no dia 28 de março deste ano, um homem de 36 anos, da localidade de Pirabeiraba, em Joinville, sem registro de vacina e a outra, registrada no final de junho, um homem de 40 anos, residente de Itaiópolis, também no Norte do Estado e sem registro de vacina. 

 Além disso, Santa Catarina já tem o registro de cinco mortes de macacos por febre amarela, localizados em Garuva (1), Indaial (1), Jaraguá do Sul (1) e Joinville (2).  

 Por conta disso, e para evitar novos casos, as secretarias municipais de Saúde promovem ações para conscientizar a população para a vacinação, que continua sendo a melhor forma de se prevenir a doença. 

 Em Guaramirim, a Secretaria de Saúde está fazendo uma varredura nas localidades que possuem características ecológicas favoráveis para a dispersão do vírus.  Conforme o secretário, Marcelo Deretti, um questionário sobre a vacinação e se houve ocorrência de mortes de macacos em regiões de matas está sendo aplicado, para posterior implementação de medidas para impedir o avanço da doença.  

 Até o momento, a cobertura vacinal de SC está em 78%. A meta é atingir 95%. Por isso, todos os moradores de Santa Catarina com mais de nove meses devem se imunizar. A dose está disponível nas mais de mil salas de vacina do Estado. Uma única dose é suficiente para prevenir a doença. Em Guaramirim, a meta já foi atingida, mesmo assim, a equipe da Saúde busca ampliar a cobertura. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde