transito
Saúde

Guaramirim inicia pulverização de inseticida

Ação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para o combate à dengue

01 Mar 2024 - 18h41Por Janici Demetrio
Guaramirim inicia pulverização de inseticida   -

Nesta sexta-feira (1°) Guaramirim iniciou a aplicação de inseticida por meio de pulverização no bairro Vila Amizade. A ação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, já que o número de focos é expressivamente maior do que o registrado nos últimos anos. A localidade foi escolhida por ter registrado a confirmação de caso de dengue com transmissão autóctone, ou seja, o paciente contraiu a doença dentro do próprio município.

“Estamos empregando todos os nossos esforços para reduzirmos o número de casos, e a pulverização é mais um deles. Neste primeiro momento o inseticida está sendo aplicado na Vila Amizade, mas faremos também em outros bairros”, afirmou o Secretário de Saúde Marcelo Deretti

Diferentemente do fumacê, onde uma espécie de nuvem é dispersada a partir de um veículo em movimento, a pulverização é realizada por um agente com uma bomba-costal, equipamento que possibilita o direcionamento do inseticida para áreas consideradas mais críticas. O produto tem ultra baixo volume e não provoca danos à saúde de seres humanos ou animais, mas a recomendação é de que os moradores se afastem do local pulverizado por 30 minutos, com animais de estimação e pássaros, quando houver, para evitar a superexposição.

Mutirões com bota-fora também estão agendados

Além de campanhas de conscientização, vacinação, pulverização e vistorias, outras ações também estão sendo realizadas. É o caso dos mutirões contra a dengue que estão agendados para os próximos sábados na cidade. Nestes dias, equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura trabalharão juntos para recolher materiais que possam acumular água. Os agentes de endemias também vão passar pelas casas fazendo orientações sobre o combate à dengue.

“Vamos recolher materiais como pneus, vasos sanitários que não são mais utilizados e estão nos terrenos, geladeiras antigas que também estejam expostas ao tempo, enfim, aqueles locais que a gente sabe que pode acumular água e se tornar o material perfeito para o mosquito depositar seus ovos. Pedimos então que os moradores desses locais se organizem para estarem em casa e que recebam nossos agentes, para juntos trabalharmos no combate a essa doença terrível que está preocupando toda a região”, concluiu o Secretário.

Os mutirões vão acontecer nas seguintes datas e locais:
09 de março: Caixa d’Água
16 de março: Guamiranga
23 de março: Corticeira

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde