transito
Saúde

Guaramirim inicia pulverização de inseticida

Ação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para o combate à dengue

01 Mar 2024 - 18h41Por Janici Demetrio
Guaramirim inicia pulverização de inseticida   -

Nesta sexta-feira (1°) Guaramirim iniciou a aplicação de inseticida por meio de pulverização no bairro Vila Amizade. A ação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, já que o número de focos é expressivamente maior do que o registrado nos últimos anos. A localidade foi escolhida por ter registrado a confirmação de caso de dengue com transmissão autóctone, ou seja, o paciente contraiu a doença dentro do próprio município.

“Estamos empregando todos os nossos esforços para reduzirmos o número de casos, e a pulverização é mais um deles. Neste primeiro momento o inseticida está sendo aplicado na Vila Amizade, mas faremos também em outros bairros”, afirmou o Secretário de Saúde Marcelo Deretti

Diferentemente do fumacê, onde uma espécie de nuvem é dispersada a partir de um veículo em movimento, a pulverização é realizada por um agente com uma bomba-costal, equipamento que possibilita o direcionamento do inseticida para áreas consideradas mais críticas. O produto tem ultra baixo volume e não provoca danos à saúde de seres humanos ou animais, mas a recomendação é de que os moradores se afastem do local pulverizado por 30 minutos, com animais de estimação e pássaros, quando houver, para evitar a superexposição.

Mutirões com bota-fora também estão agendados

Além de campanhas de conscientização, vacinação, pulverização e vistorias, outras ações também estão sendo realizadas. É o caso dos mutirões contra a dengue que estão agendados para os próximos sábados na cidade. Nestes dias, equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura trabalharão juntos para recolher materiais que possam acumular água. Os agentes de endemias também vão passar pelas casas fazendo orientações sobre o combate à dengue.

“Vamos recolher materiais como pneus, vasos sanitários que não são mais utilizados e estão nos terrenos, geladeiras antigas que também estejam expostas ao tempo, enfim, aqueles locais que a gente sabe que pode acumular água e se tornar o material perfeito para o mosquito depositar seus ovos. Pedimos então que os moradores desses locais se organizem para estarem em casa e que recebam nossos agentes, para juntos trabalharmos no combate a essa doença terrível que está preocupando toda a região”, concluiu o Secretário.

Os mutirões vão acontecer nas seguintes datas e locais:
09 de março: Caixa d’Água
16 de março: Guamiranga
23 de março: Corticeira

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Agentes de saúde recolhem lixo ao longo da ferrovia neste sábado em Guaramirim

Ação faz parte do programa de combate à dengue no município
Agentes de saúde recolhem lixo ao longo da ferrovia neste sábado em Guaramirim
Política

Almeida apela por equipamento para ajudar pacientes oncológicos em Jaraguá do Sul

O parlamentar destacou que a aquisição do PET-CT representaria um avanço significativo no atendimento oncológico da cidade, permitindo diagnósticos mais precisos e um tratamento mais eficaz para os pacientes
Almeida apela por equipamento  para ajudar pacientes oncológicos em Jaraguá do Sul
Saúde

Posto de Saúde do Chico de Paulo, em Jaraguá do Sul, terá horário de atendimento ampliado

A partir da segunda-feira (17), a Unidade atenderá das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira e das 9h às 13 aos sábados. Agora são 11 UBSs com horário ampliado no Município
Posto de Saúde do Chico de Paulo, em Jaraguá do Sul, terá horário de atendimento ampliado
Saúde

Saúde confirma primeiro caso de nova cepa de mpox no Brasil

Mulher de 29 anos teve contato com familiar que visitou país africano
Saúde confirma primeiro caso de nova cepa de mpox no Brasil
Ver mais de Saúde