Saúde
Guaramirim compra seringas e agulhas para se preparar para vacinação contra Covid-19
Oito unidades de saúde possuem conservadora e equipe técnica para realizar a imunização

A Secretaria de Saúde de Guaramirim está preparando todos os detalhes para a imunização contra o coronavírus, assim que a vacina for definida pelo Ministério da Saúde. Apesar de ainda não ter uma data para início da vacinação, o município já conta com locais adequados para conservar as vacinas em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação e adquiriu mais de 75 mil agulhas e seringas. Além disso, conta com profissionais capacitados para aplicar as doses em toda a rede.
Hemosc reforça a necessidade de doação de sangue na temporada de verão
Conforme a secretária Cheila Patricia Rohweder, o município está se antecipando e organizando para que, assim que as doses forem disponibilizadas, possa iniciar a imunização.
“Guaramirim conta com conservadoras (equipamento especialmente projetado para armazenar e refrigerar as vacinas) em todos os postos de saúde com sala de vacinação, isso nos dá tranquilidade para armazenar as futuras doses e também garante a segurança da vacina”, diz.
Além disso, Guaramirim reforçou o estoque de seringas e agulhas.
“Desde o início da pandemia estamos lutando contra o coronavírus e realizando uma série de ações que buscam o enfrentamento dele, agora estamos deixando toda a estrutura organizada para iniciar a vacinação assim que for liberada”, diz.
Guaramirim possui oito unidades de saúde com sala de vacinação completa. Cheila explica que o município seguirá o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, apresentado pelo Governo de Santa Catarina, iniciando a imunização para pessoas com 75 ou mais e profissionais da saúde. Depois, seguindo os demais grupos prioritários. A Saúde deve ainda montar um esquema diferenciado para a vacinação, evitando aglomerações e aumentando a segurança de todos. A expectativa agora é para que o Ministério da Saúde defina a vacina aplicada e libere a distribuição aos municípios.
Confira as etapas de vacinação do Plano Para Campanha de Vacinação Covid-19 em Santa Catarina:
1ª fase:
Trabalhadores de Saúde
Pessoas de acima de 75 anos 2
Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
População indígena
2ª fase:
Pessoas de 60 a 74 anos
3ª fase:
Pessoas que apresentam alguma comorbidade*
*Diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).
4ª fase:
Professores
Profissionais das forças de seguranças e salvamento e funcionários do sistema prisional
Para ficar bem informado, entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias
Matérias Relacionadas
Saúde
Hospital Jaraguá promove caminhada no sábado
A iniciativa é realizada por meio do Programa EstarLev e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e hábitos mais saudáveis

Saúde
Jaraguá libera reforço da vacina contra a covid-19 para quem tomou a D2 até 21 de abril
Pessoas com 30 anos ou mais e trabalhadores da saúde que fizeram a 3ª dose há quatro meses, já podem tomar a 4ª dose

Saúde
Santa Catarina tem 36 casos confirmados de varíola dos macacos
Mais de 130 casos seguem em investigação

Saúde
Guaramirim tem novo espaço para aplicação de vacinas especiais
Estrutura começa a funcionar nesta segunda-feira (15)
