Saúde

Governo de SC permite atividade física em ambientes abertos; confira quais os cuidados necessários

06 Mai 2020 - 12h09Por Da Redação

O Governo de Santa Catarina permitiu, a partir desta semana, a prática individual de atividades físicas e esportivas em ambientes ao ar livre, como parques, praias, calçadões e ciclovias. Para que elas sejam exercidas com segurança, de modo a evitar o contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também editou uma série de normas que devem ser observadas. A permissão e os cuidados necessários constam na Portaria SES nº 275/2020.

A primeira delas é o dever de evitar aglomeração de pessoas, com o distanciamento de pelo menos quatro metros entre um praticante e outro. O uso de máscara é obrigatório, exceto para atividades aquáticas. Ela deve ser trocada com frequência, já que durante atividades físicas as máscaras ficam úmidas em menos tempo.

No caso de utilização de academias ao ar livre, é preciso levar um recipiente com álcool 70% para higienizar o equipamento onde há contato com as mãos, antes e após o uso. As mãos também devem ser higienizadas sempre que possível. Também se aplicam as regras já conhecidas para prevenir o contágio, como não tocar na boca, nariz, olhos e seguir a etiqueta da tosse.

Treinos e jogos coletivos podem ocorrer ao ar livre desde que não sejam esportes de contato físico, como futebol. O limite é de quatro praticantes, observando o distanciamento mínimo de quatro metros entre eles e com uso de máscara.

Após chegar em casa, o praticante da atividade física deve retirar os sapatos na porta e higienizá-los antes de guardar. É importante separar um local da casa para guardar objetos como garrafa de água, chaves, bolsas, celular, óculos, equipamentos, entre outros. Eles devem ser desinfectados com álcool 70%. Deve-se evitar tocar as superfícies antes de higienizar as mãos. É recomendável tomar banho e usar roupas limpas logo após o fim da atividade física.

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes
Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Saúde

Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue

O público-alvo estimado na faixa etária dos 10 aos 14 anos é de 11.500 crianças e adolescentes
Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue
Saúde

Joinville confirma mais uma morte por dengue 

Homem de 55 anos foi a 13ª vítima da doença no município neste ano 
Joinville confirma mais uma morte por dengue 
Ver mais de Saúde