Mobilidade
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h

25 Mar 2024 - 12h10Por Janici Demetrio
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá  - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta terça-feira (26), ocorrerá aplicação de fumacê em ruas dos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi. A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h. A aplicação de fumacê já faz parte das ações de rotina no combate à dengue em Jaraguá do Sul.
 
Confira as ruas
R: Hilda Frida Lafin – Bairro Santo Antônio
R: Maximino Beber – Bairro Santo Antônio
R: Leopoldo Klein – Bairro Vila Lenzi

O trabalho será realizado pela equipe do controle de zoonoses com equipamento intercostal com a utilização do inseticida CIELO.

Importante: Em caso de chuva ou outras condições adversas de tempo, a ação poderá ser reprogramada para outro horário.
O fumacê é feito em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores.

A aplicação é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma "nuvem" de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê será aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

 
Cuidados da população após a aplicação
Durante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas. Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado 30 a 40 minutos após o término da aplicação.

Outras orientações incluem:
- Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
- Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Continua a programação do Outubro Rosa na Rede Feminina de Jaraguá do Sul

Todo o valor arrecadado é destinado para a manutenção da entidade e tratamentos a pacientes
Continua a programação do Outubro Rosa na Rede Feminina de Jaraguá do Sul
Segurança

[Vídeo] Candidatos brigam e caso termina em chicotadas em Corupá

A Polícia Militar foi acionada para o local.
[Vídeo] Candidatos brigam e caso termina em chicotadas em Corupá
Saúde

Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano

A cada 90 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país, totalizando 46 óbitos por hora
Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano
Saúde

Câncer de intestino: referência em Santa Catarina, Cepon atendeu mais de 300 pacientes este ano

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Santa Catarina deverá registrar cerca de 2.470 novos casos da doença em 2024
Câncer de intestino: referência em Santa Catarina, Cepon atendeu mais de 300 pacientes este ano
Ver mais de Saúde