dengue 2
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h

25 Mar 2024 - 12h10Por Janici Demetrio
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá  - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta terça-feira (26), ocorrerá aplicação de fumacê em ruas dos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi. A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h. A aplicação de fumacê já faz parte das ações de rotina no combate à dengue em Jaraguá do Sul.
 
Confira as ruas
R: Hilda Frida Lafin – Bairro Santo Antônio
R: Maximino Beber – Bairro Santo Antônio
R: Leopoldo Klein – Bairro Vila Lenzi

O trabalho será realizado pela equipe do controle de zoonoses com equipamento intercostal com a utilização do inseticida CIELO.

Importante: Em caso de chuva ou outras condições adversas de tempo, a ação poderá ser reprogramada para outro horário.
O fumacê é feito em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores.

A aplicação é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma "nuvem" de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê será aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

 
Cuidados da população após a aplicação
Durante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas. Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado 30 a 40 minutos após o término da aplicação.

Outras orientações incluem:
- Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
- Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde
Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde