Saúde
Estado confirma os primeiros dois casos de dengue contraídos dentro de Jaraguá
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou os primeiros dois casos de dengue contraídos dentro do município de Jaraguá do Sul.
Os pacientes, uma mulher de 55 anos e um homem de 20 anos, estão bem. No entanto, segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o município contesta o fato deles terem contraído a doença na cidade, já que, ambos viajaram para locais com histórico da doença.
Questionado sobre possíveis mudanças nas estratégias adotadas no combate à doença, por conta dos casos confirmados, o secretário afirma que neste momento não haverá alterações.
Santa Catarina registrou 52 casos confirmados de dengue em 2020, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado na tarde desta quinta-feira (13), o que representa aumento de 116,6%. Desse total, sete foram contraídos dentro do estado. O território catarinense tem 99 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.
Os números são referentes ao período entre 29 de dezembro de 2019 e sábado (8). No mesmo intervalo no ano passado, o estado tinha 24 casos de dengue.
Na mesma comparação, também houve aumento no número de focos do mosquito. Atualmente, são 5.994 em 144 municípios, contra 4.085 em 132 cidades no mesmo período do ano passado. Além disso, era menor o número de municípios considerados infestados: 77.