Delivery Much
Saúde

Especialista explica o que é e a importância do setor de hemodinâmica do Hospital Jaraguá

Embora poucos tenham conhecimento, setor é extremamente importante para o tratamento de pacientes com problemas cardíacos

30 Abr 2019 - 06h00Por Jordana Medeiros
Especialista explica o que é e a importância do setor de hemodinâmica do Hospital Jaraguá - Crédito: Divulgação/HMJ Crédito: Divulgação/HMJ

As unidades de saúde vêm melhorando cada vez mais a estrutura e os serviços disponíveis à população. O Hospital e Maternidade Jaraguá, por exemplo, conta com o setor de hemodinâmica. Embora poucos tenham conhecimento, ele é extremamente importante para o tratamento de pacientes com problemas cardíacos.

O médico especialista em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, André Resende Nora, conta que começou a trabalhar recentemente no hospital, com o objetivo de, junto da equipe, fortalecer o serviço, a estrutura e propiciar o sobreaviso da hemodinâmica para exames de urgência.

Segundo o profissional, o método realiza diagnósticos, pequenas intervenções e cirurgias em vasos sanguíneos, e o aparelho utilizado na unidade é um dos mais modernos disponíveis no mercado hoje.

Vale lembrar que o equipamento pode ser utilizado em outas áreas, como em procedimentos de regiões cerebrais, do pescoço, tórax, abdômen e pernas. Além disso, para a escolha da intervenção vários fatores são levados em consideração, como os riscos que o paciente apresenta.

Nora explica, ainda, que o cateterismo é um recurso de diagnóstico considerado padrão-ouro para a doença arterial coronariana. Já a angioplastia é o tratamento da doença, que visa restabelecer o fluxo sanguíneo. Resolver o problema pela hemodinâmica é mais rápido, menos sofrido e os custos são bem menores do que com a cirurgia.

O setor de hemodinâmica foi introduzido em 2015 no Hospital Jaraguá.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Saúde

Após período de férias, Rede Feminina de Jaraguá retorna às atividades

Os agendamentos de exames serão liberados a partir desta sexta-feira (21), por telefone
Após período de férias, Rede Feminina de Jaraguá retorna às atividades
Saúde

Prossegue a vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá

Nesta sexta-feira (22), deve ser concluída a imunização dos profissionais do Hospital São José
Prossegue a vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá
Saúde

Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio

Foram contratadas duas milhões de doses
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio
Ver mais de Saúde