Saúde
Especialista explica o que é e a importância do setor de hemodinâmica do Hospital Jaraguá
Embora poucos tenham conhecimento, setor é extremamente importante para o tratamento de pacientes com problemas cardíacos
As unidades de saúde vêm melhorando cada vez mais a estrutura e os serviços disponíveis à população. O Hospital e Maternidade Jaraguá, por exemplo, conta com o setor de hemodinâmica. Embora poucos tenham conhecimento, ele é extremamente importante para o tratamento de pacientes com problemas cardíacos.
O médico especialista em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, André Resende Nora, conta que começou a trabalhar recentemente no hospital, com o objetivo de, junto da equipe, fortalecer o serviço, a estrutura e propiciar o sobreaviso da hemodinâmica para exames de urgência.
Segundo o profissional, o método realiza diagnósticos, pequenas intervenções e cirurgias em vasos sanguíneos, e o aparelho utilizado na unidade é um dos mais modernos disponíveis no mercado hoje.
Vale lembrar que o equipamento pode ser utilizado em outas áreas, como em procedimentos de regiões cerebrais, do pescoço, tórax, abdômen e pernas. Além disso, para a escolha da intervenção vários fatores são levados em consideração, como os riscos que o paciente apresenta.
Nora explica, ainda, que o cateterismo é um recurso de diagnóstico considerado padrão-ouro para a doença arterial coronariana. Já a angioplastia é o tratamento da doença, que visa restabelecer o fluxo sanguíneo. Resolver o problema pela hemodinâmica é mais rápido, menos sofrido e os custos são bem menores do que com a cirurgia.
O setor de hemodinâmica foi introduzido em 2015 no Hospital Jaraguá.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!