transito
Saúde

Empresários são acusados de burlar fila de vacinação contra covid-19 em Jaraguá e Corupá

Conforme Ministério Público, informações iniciais dão conta de que um dos acusados teria utilizado documento falso atestando ser profissional da Saúde para receber a vacina

29 Mar 2021 - 17h53Por Da Redação
Empresários são acusados de burlar fila de vacinação contra covid-19 em Jaraguá e Corupá  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está apurando possíveis casos de duas pessoas que teriam sido vacinadas contra a covid-19 mesmo sem estarem inseridas nos grupos prioritários, uma no município de Jaraguá do Sul e outra em Corupá. Os procedimentos foram instaurados em conjunto pela 2ª e pela 7ª Promotorias de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul. 

Os procedimentos foram abertos pelos Promotores de Justiça Marcelo José Zattar Cota e Aristeu Xenofontes Lenzi a partir da notícia de que uma mulher em Jaraguá do Sul e um homem em Corupá, ambos empresários e abaixo da idade dos grupos prioritários, teriam burlado a ordem de preferência para imunização contra o coronavírus. Informações iniciais dão conta de que a mulher teria utilizado documento atestando ser profissional da Saúde, em princípio considerado falso, para receber a vacina. 

A primeira medida tomada foi requisitar uma série de informações às Secretarias Municipais de Saúde de Jaraguá do Sul e Corupá, como qual documento foi exigido para a vacinação das pessoas suspeitas, indicando a participação das pessoas envolvidas e que autorizaram o procedimento. 

Paralelamente, os procedimentos das Promotorias de Justiça buscam também uma maior transparência nos dados sobre a imunização e a observação rigorosa dos critérios de vacinação definidos pelos órgãos de saúde federais e estaduais. 

Assim, recomendaram aos dois municípios que observem as normas vigentes e respectivas atualizações, em especial os critérios de priorização e público-alvo definidos para cada etapa, exigindo-se comprovação documental do vínculo laborativo com a unidade de atuação em saúde, a fim de verificar se o profissional, efetivamente, encontra-se dentre os contemplados na etapa que está sendo executada. 

Também recomendaram, em atendimento aos princípios da transparência e publicidade na aplicação da vacina contra a Covid-19, que os portais oficiais, em especial o dos próprios municípios, sejam alimentados, de maneira contínua e periódica e estejam acessíveis ao público de preferência contendo: nome da pessoa vacinada, data de nascimento, estabelecimento de saúde, data da vacinação, grupo prioritário ao qual pertence e nome da vacina empregada. 

Uma recomendação do Ministério Público representa uma cientificação expressa e formal da necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou prevenir uma irregularidade. O não atendimento pode resultar em medidas judiciais e extrajudiciais futuras. 

O prazo dos Municípios para resposta sobre o acatamento ou não da recomendação, encaminhada na sexta-feira (26), é de três dias úteis. 

Fonte: MPSC 

Matérias Relacionadas

Saúde

Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento

Nessa segunda-feira (6), foram feitos mais de 820 atendimentos e 116 pessoas precisaram de hidratação
Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento
Saúde

Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo

Entre as mudanças no atendimento que já foram feitas está a implantação de senha com prioridade. Também serão adquiridas pulseiras específicas que serão colocadas na triagem para identificar a criança com transtorno
Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo
Política

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal
Saúde

Centro Dengue de Jaraguá do Sul contabiliza mais de 16 mil atendimentos

O Centro Dengue atende de segunda a sexta-feira das 7h às 22h. A recepção dos pacientes ocorre até as 19h. Sábados e domingos o atendimento é das 7h às 17h e a recepção dos pacientes é até as 14h
Centro Dengue de Jaraguá do Sul contabiliza mais de 16 mil atendimentos
Ver mais de Saúde