Saúde

Domingo é dia nacional de combate e prevenção à hanseníase

Em Jaraguá do Sul, nos últimos cinco anos contabilizados (2015 a 2019), foram 19 pessoas diagnosticadas com a doença que receberam tratamento pelo SUS

28 Jan 2021 - 13h57Por Janici Demetrio
Domingo é dia nacional de combate e prevenção à hanseníase - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, quer alertar, esclarecer e informar sobre a Hanseníase, cujo Dia Nacional de Combate e Prevenção é lembrado no último domingo de janeiro. Neste ano, no dia 31.

Em Jaraguá do Sul, nos últimos cinco anos contabilizados (2015 a 2019), foram 19 pessoas diagnosticadas com a doença que receberam tratamento pelo SUS. No Brasil, a cada ano, aproximadamente 30 mil novos casos são registrados, sendo que o País é o segundo no mundo em casos de hanseníase, atrás apenas da Índia.

Os números de pessoas com hanseníase no município foram analisados pela Secretaria de Saúde por sexo e faixa etária. Observe abaixo.

Hanseníase
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

Sintomas
Pele com manchas claras, vermelhas ou escuras, pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelo e ausência de transpiração. Se atingido o nervo, surge dormência, perda de tônus muscular e retração dos dedos, com desenvolvimento de incapacidades físicas.

Transmissão
Dá-se pelo contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz do doente sem tratamento para indivíduo suscetível, após contato prolongado.

Diagnóstico
É feito pelo médico por meio de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora, entre outros testes.

Tratamento
Em Jaraguá é feito no Centro Vida, pela especialidade de dermatologia. Normalmente faz uso de corticóides e antibióticos. A doença pode ser curada com seis a 12 meses de terapia. O tratamento precoce evita deficiência.

Em caso de suspeita da doença, procure a unidade de saúde mais próxima da residência.

Você que gosta de estar sempre bem informado e por dentro das notícias, participe do grupo de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Matérias Relacionadas

Saúde

Covid-19: Redução na procura faz Saúde de Jaraguá alterar horários do PAMA e 0800

O secretário Saúde, Alceu Moretti, destaca que nas últimas semanas os números da covid-19 tiveram uma redução significativa e até mesmo a demanda nas unidades exclusivas covid sentiram esta diminuição
Covid-19: Redução na procura faz Saúde de Jaraguá alterar horários do PAMA e 0800
Saúde

Com doses esgotadas, Guaramirim suspende agendamento da vacinação contra a covid

A vacinação segue normalmente para as pessoas com horários já agendados e aplicação da segunda dose
Com doses esgotadas, Guaramirim suspende agendamento da vacinação contra a covid
Saúde

Guaramirim retoma agendamentos e amplia vacinação contra o coronavírus

Público da vez: pessoas com 30 anos ou mais, trabalhadores da indústria com 30 anos ou mais e demais grupos já contemplados
Guaramirim retoma agendamentos e amplia vacinação contra o coronavírus
Saúde

Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 31 anos

Também estão sendo vacinadas as pessoas já contempladas nos grupos anteriores.
Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 31 anos
Ver mais de Saúde