transito
Saúde

Domingo é dia nacional de combate e prevenção à hanseníase

Em Jaraguá do Sul, nos últimos cinco anos contabilizados (2015 a 2019), foram 19 pessoas diagnosticadas com a doença que receberam tratamento pelo SUS

28 Jan 2021 - 13h57Por Janici Demetrio
Domingo é dia nacional de combate e prevenção à hanseníase - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, quer alertar, esclarecer e informar sobre a Hanseníase, cujo Dia Nacional de Combate e Prevenção é lembrado no último domingo de janeiro. Neste ano, no dia 31.

Em Jaraguá do Sul, nos últimos cinco anos contabilizados (2015 a 2019), foram 19 pessoas diagnosticadas com a doença que receberam tratamento pelo SUS. No Brasil, a cada ano, aproximadamente 30 mil novos casos são registrados, sendo que o País é o segundo no mundo em casos de hanseníase, atrás apenas da Índia.

Os números de pessoas com hanseníase no município foram analisados pela Secretaria de Saúde por sexo e faixa etária. Observe abaixo.

Hanseníase
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

Sintomas
Pele com manchas claras, vermelhas ou escuras, pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelo e ausência de transpiração. Se atingido o nervo, surge dormência, perda de tônus muscular e retração dos dedos, com desenvolvimento de incapacidades físicas.

Transmissão
Dá-se pelo contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz do doente sem tratamento para indivíduo suscetível, após contato prolongado.

Diagnóstico
É feito pelo médico por meio de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora, entre outros testes.

Tratamento
Em Jaraguá é feito no Centro Vida, pela especialidade de dermatologia. Normalmente faz uso de corticóides e antibióticos. A doença pode ser curada com seis a 12 meses de terapia. O tratamento precoce evita deficiência.

Em caso de suspeita da doença, procure a unidade de saúde mais próxima da residência.

Você que gosta de estar sempre bem informado e por dentro das notícias, participe do grupo de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Matérias Relacionadas

Saúde

Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento

Nessa segunda-feira (6), foram feitos mais de 820 atendimentos e 116 pessoas precisaram de hidratação
Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento
Saúde

Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo

Entre as mudanças no atendimento que já foram feitas está a implantação de senha com prioridade. Também serão adquiridas pulseiras específicas que serão colocadas na triagem para identificar a criança com transtorno
Hospital Jaraguá elabora Protocolo de Atendimento para crianças com autismo
Política

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal
Saúde

Centro Dengue de Jaraguá do Sul contabiliza mais de 16 mil atendimentos

O Centro Dengue atende de segunda a sexta-feira das 7h às 22h. A recepção dos pacientes ocorre até as 19h. Sábados e domingos o atendimento é das 7h às 17h e a recepção dos pacientes é até as 14h
Centro Dengue de Jaraguá do Sul contabiliza mais de 16 mil atendimentos
Ver mais de Saúde