vacina
Saúde

Dia Nacional de Combate à Sífilis: Uma luta pela prevenção e saúde pública

Em Jaraguá do Sul, a Prefeitura desenvolve ao longo do ano ações de enfrentamento à sífilis e outras IST

16 Out 2023 - 13h30Por Janici Demetrio
Dia Nacional de Combate à Sífilis: Uma luta pela prevenção e saúde pública - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

Devido ao número crescente de casos de sífilis no Brasil, o Ministério da Saúde, por meio da Lei nº 13.430/2.017, instituiu o terceiro sábado de outubro como o Dia Nacional de Combate à Sífilis. Essa iniciativa vem de encontro com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 03 – ODS da ONU, em especial ao indicador 3.3 e tem como objetivo principal alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença, além de sensibilizar gestores e profissionais de saúde sobre a sua relevância.

Em Jaraguá do Sul, a Prefeitura, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve ao longo do ano ações de enfrentamento à sífilis e outras IST.

Isso inclui o aumento da oferta de testagem rápida, a distribuição de preservativos, a oferta de aconselhamento e o suporte aos profissionais de saúde da rede. Nesse contexto, o CTA enviou às Unidades Básicas de Saúde um material informativo com orientações essenciais sobre a sífilis. O objetivo é embasar as ações realizadas em alusão a data, como a divulgação em salas de espera, atividades extramuros e a intensificação da oferta de testagem.

A testagem rápida para o diagnóstico da sífilis está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, bem como no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Para mais informações, o munícipe deve entrar em contato com a UBS mais próxima ou com o CTA pelo telefone/WhatsApp (47) 2106-8327.

A sífilis
A sífilis é uma doença com uma longa história na humanidade, remontando à época das grandes navegações dos séculos XV e XVI, quando se propagou pela Europa. Durante muito tempo, foi erroneamente considerada como um castigo divino, e o estigma associado a ela afetava diversas camadas da sociedade, independentemente de classe social ou status.

Somente em 1905, após séculos de mistério, foi estabelecido que a sífilis é causada por uma bactéria, e foi somente na década de 1940 que a cura foi encontrada com a descoberta da penicilina (UFPR, 2021). Apesar de todo esse conhecimento acumulado ao longo do tempo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, a sífilis ainda persiste como um grave problema de saúde pública.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Seus sintomas são discretos e a busca tardia pelo tratamento pode resultar em complicações graves. Nas gestantes com infecção, existe o risco de contaminação vertical, ou seja, da mãe para o bebê, causando a sífilis congênita. Felizmente, a doença tem cura e o tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O diagnóstico é feito por meio de testes rápidos, amplamente disponíveis em todas as unidades de saúde do SUS. Esses testes são simples, seguros e fornecem resultados em apenas 30 minutos. Caso o resultado seja reagente, é solicitado um exame de laboratório para confirmação. O tratamento envolve a aplicação intramuscular do antibiótico penicilina benzatina, com o número de doses dependendo da avaliação do profissional de saúde sobre o estágio da infecção.

A principal forma de prevenir a sífilis é o uso correto e regular de preservativos. Além disso, é fundamental realizar uma testagem sempre que haja relações sexuais desprotegidas ou sintomas suspeitos da doença. É importante ressaltar que, mesmo na ausência de sintomas visíveis, uma pessoa pode transmitir a infecção.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde