segunda, 25 de março de 2019 - 14h51
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Saúde

Dia Mundial do Rim traz conscientização sobre uma rotina saudável

Campanha tem como objetivo promover a prevenção das doenças renais

14 Mar 2019 - 08h45Por Heloisa Ristow
Dia Mundial do Rim traz conscientização sobre uma rotina saudável - Crédito: Heloisa Ristow Crédito: Heloisa Ristow

Neste ano, o dia Mundial do Rim será celebrado nesta quinta-feira (14) e a campanha está focada no peso da doença renal na população, a necessidade do acesso aos cuidados de saúde e a importância da prevenção, com o tema: “Saúde Renal para Todos em Qualquer Lugar”. 

Imobiliária Séculus - Março

A campanha tem como objetivo promover a prevenção das doenças renais, considerando que existe um aumento anual nos casos que necessitam do tratamento de diálise e de transplante de rim.

A Rádio Jaraguá entrevistou a médica especializada em nefrologia, Thais Franz da Costa, que atua em Jaraguá do Sul desde 2009. Ela comenta sobre a doença renal que a população mais se preocupa.

A doutora também complementa trazendo doenças novas e secundárias às doenças renais.

Prevenção é a palavra-chave para não desenvolver esta doença. O tratamento principal para a pessoa que não deseja ter uma doença renal é melhorar a qualidade de vida, excluindo alguns hábitos que não são saudáveis. Antes do paciente fazer diagnóstico específico, ele precisa ter uma rotina mais saudável. A médica indica alguns hábitos e exames que não devem ser esquecidos.

No momento, estão sendo atendidas 84 pessoas em hemodiálise, mas existem também os pacientes que são atendidos em nível hospitalar. Não existe uma idade específica para pacientes de doença renal crônica, mas hoje em dia, se tornou mais provável em idosos, devido as causas principais de diabetes e hipertensão.

A médica conclui dizendo que o melhor a fazer para prevenir é se cuidar e melhorar cada vez mais a qualidade de vida, porque qualquer um está previamente disposto a desenvolver uma doença renal.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Odontocop - Março