vacina
Saúde

Composto do tomate previne diabetes, segundo cientistas

O grupo agora está identificando qual composto de licopeno é mais eficaz e mais facilmente absorvido pelo organismo

29 Jun 2019 - 16h00Por Da Redação

Um composto encontrado no tomate pode oferecer uma nova maneira de combater o diabetes , descobriram cientistas da França. Uma pesquisa financiada pelo governo francês mostrou que o licopeno, a substância que dá a cor vermelha aos tomates, combate o processo inflamatório que causa a doença.

Agora, um projeto de pesquisa de 500 mil euros, pouco mais de 2 milhões de reais vai produzir uma pílula de licopeno modificada para ser usada em testes em humanos.

“Sabemos que a inflamação nas células de gordura chamadas adipócitos está fortemente ligada à resistência à insulina”, disse ele.A equipe francesa liderada pelo Dr. Jean-François Landrier, diretor da divisão de saúde cardiovascular e nutricional do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde da Universidade de Marselha, demonstrou que o licopeno diminui esse processo inflamatório e retarda o desenvolvimento de resistência à sinalização da insulina.

“Depois que descobrimos que o licopeno ativa um efeito anti-inflamatório nos adipócitos, pensamos que ele poderia ter um efeito sobre a resistência à insulina – e isso acontece.

“Fomos um dos primeiros grupos a mostrar esse efeito e agora é baseado em uma série de outros estudos”, acrescentou Landrier.

O grupo agora está identificando qual composto de licopeno é mais eficaz e mais facilmente absorvido pelo organismo, para a criação de estudos em grande escala em humanos, usando pacientes diabéticos.

Pelo menos quatro milhões de britânicos – e 1 em cada 10 dos que têm mais de 40 anos – sofrem de diabetes, o que leva a doenças cardíacas, cegueira, amputação de membros e morte prematura.

A forma mais comum do tipo 2 da doença se desenvolve como resultado de uma reação inflamatória que ocorre no tecido adiposo de pessoas com excesso de peso. Isso leva a um colapso do mecanismo de sinalização da insulina, projetado para evitar uma acumulação tóxica de glicose no sangue, que pode ter consequências fatais.

A Dra. Miriam Ferrer, que é uma cientista da FutureYou Cambridge – uma empresa britânica que já desenvolveu um suplemento de licopeno chamado “Ateronon” – disse que a descoberta mais recente é “excitante”.

“Da pesquisa com Cambridge e Harvard Universities, estamos cientes das propriedades anti-inflamatórias do nosso licopeno ou ‘pílula de tomate’, como é geralmente conhecido, poderia ser benéfico no tratamento da diabetes”, revela.

“Todo o trabalho de licopeno até agora tem sido em células ou configurações pré-clínicas”, acrescentou. “A perspectiva de agora passar para testes em humanos é muito emocionante”. A Diabetes UK, instituição beneficente que apóia os pacientes da doença, também acolheu a pesquisa.

Georg Lietz, professor de nutrição internacional da Universidade de Newcastle, disse que muito mais trabalho é necessário para provar que um suplemento de licopeno realmente pode produzir benefícios, mas será um novo e excitante corpo de pesquisa para tratamentos de diabetes.

“Ele tem um efeito potencial anti-inflamatório. Há algumas evidências de que pode ter um impacto sobre o desenvolvimento da obesidade e há uma ligação clara com os seus benefícios na redução dos danos das doenças cardiovasculares”, disse Lietz.

“No momento, não temos muita compreensão de seu impacto sobre o tecido adiposo [gordura] e essa pesquisa será interessante.”


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde