transito
Saúde

Comissão de Saúde reúne especialistas para debater futura vacinação para Covid-19

Representante o Instituto Butantan apresentará dados da pesquisa da vacina Coronavac desenvolvida no Brasil

22 Out 2020 - 09h43Por Da Redação

O secretário de Estado da Saúde, Andre Motta Ribeiro, e representante do Instituto Butantan, que em parceria com o laboratório chinês Sinovac desenvolve a vacina Coronavac, confirmaram participação na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que acontece nesta quinta-feira (22) às 11h.  Em pauta, a perspectiva de uma vacina para Covid-19 e o processo para imunização da população contra o vírus que já causou a morte de quase 3 mil pessoas no Estado e de 155 mil no país.  O evento foi proposto pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e acontecerá por videoconferência com transmissão pela TVAL.

“Será um momento importante para socializar informações. Vamos reunir especialistas, pesquisadores e autoridades públicas para trocar conhecimento e discutir diretrizes para Santa Catarina nessa questão. Infelizmente a vacina contra o Covid-19 ganhou componentes políticos e ideológicos que não colaboram no enfrentamento da pandemia. Nossa preocupação e foco deve ser com a segurança da futura vacina, a comprovação cientifica de sua eficácia e que ela esteja disponível o quanto antes a todos os catarinenses e à população brasileira. O foco é salvar vidas”, explica o deputado.

O diretor da Instituto Butantan, Dimas Covas, havia aceitado o convite para participar da reunião da comissão, mas comunicou na quarta-feira (21) que foi convocado para uma reunião com o governador de São Paulo, João Dória, no mesmo horário, por isso um representante da instituição falará sobre o processo de desenvolvimento da Coronavac e o projeto para que a vacina seja produzida em grande quantidade no Brasil. 

A vacina está na fase final de testes e com pedido de registro já tramitando na Anvisa. Deverá ser a primeira produzida no país contra o coronavírus. A expectativa é que essa vacina esteja disponível em janeiro de 2021.  Os testes com o medicamento no país envolveram 9 mil voluntários e os resultados foram positivos, 90% não tiveram efeitos colaterais.

Na última terça-feira (20), o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, participou de reunião virtual de governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar do Plano Nacional de Imunização. Na ocasião, o ministro anunciou protocolo para compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac. Porém, no dia seguinte o governo federal voltou atrás e negou a intenção de compra. Assim, até o momento o governo federal mantém apenas acordo de compra futura de 100 milhões de doses da vacina que está sendo desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca/Oxford e de 40 milhões de doses em acordo com a iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde. Ambas ainda estão na fase de testes sem data para estarem disponíveis para aplicação na população.

Também participarão da reunião representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina, do Conselho Regional de Medicina e da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado.

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde