dengue 2
Saúde

Com a chegada do verão aumenta o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti

Diretor da Vigilância em Saúde sugere o uso do PEV para evitar acúmulo de materiais como pneus em áreas residenciais e criação de novos focos do transmissor da dengue, chikungunya e zica.

21 Nov 2019 - 13h45Por Da Redação

O período mais quente do ano está chegando e promete ser intenso em Jaraguá do Sul e região. E é neste tempo de temperaturas mais elevadas que os órgãos de Saúde Pública chamam a atenção da comunidade quanto a proliferação de doenças como a dengue. Segundo o diretor municipal de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, normalmente é época de alertas para que os cidadãos evitem o o acúmulo de água em objetos domésticos ou entulhos, fator que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da já mencionada dengue além da chikungunya e zica. “Nos últimos anos foram foram feitas campanhas constantes sobre prevenção diante deste problema”.

No entanto, existe outro problema apontado por Fischer. “Tem a questão dos pneus já que muita gente ainda não faz o descarte correto deste material o que acaba gerando risco de surgimentos de novos focos de larva do mosquito".

Graças a um trabalho intenso feito há alguns anos junto a borracharias e autocenters pela própria Secretaria de Saúde, hoje estes estabelecimentos já fazem o descarte correto dos pneus inservíveis.

“Porém aquele cidadão que tem na sua residência um, dois quatro pneus e não sabe onde levar esse material pode levar até o PEV que é localizado nas imediações na Arena Jaraguá”. Inaugurado este ano e administrado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o local está preparado para receber materiais inservíveis como eletroeletrônicos estragados, moveis velhos, entre outros materiais sem uso. “Material como pneus”, emenda o diretor da Vigilância em Saúde.

Apesar do número de focos do mosquito da dengue ter reduzido nos últimos meses no Município a a atual situação ainda inspira cuidados. “Este ano, até o momento tivemos confirmados 40 focos do mosquito. No mesmo período, em 2018, tivemos 45 focos. Porém, diferentemente de outros anos, os focos de 2019 estão mais dispersos, mais espalhados, o que torna muito mais difícil o controle e a prevenção”, observa Fischer.

Ele acrescenta que desde o mês de maio os bairros Vila Baependi e Centro foram considerados infestados. “Por isso nosso apelo à população que procure redobrar os cuidados na residência, seja no tampão da caixa d’água, seja limpando as calhas, eliminando vasinhos de plantas ou colocando areia nos fundos do vaso para evitar o acúmulo de água e, é claro, o descarte correto de pneus”,

Dalton Fischer aborda ainda que é muito comum famílias deixarem a cidade nas proximidades do Natal e Ano Novo para passar as festas em casas de parentes em outras cidades ou em praias próximas. “Então antes de pegar a estrada se certifique que não ficou nenhum vasinho de planta acumulando água ali no jardim, ou mesmo pneus, baldes, entre outros objetos que acumulem água. Faça esta vistoria até para fazer uma viagem tranquila e também não colocar em risco a própria vizinhança".

SERVIÇO

O PEV funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas na rua Leocádio Rodrigues (Vila Lenzi) - entre as ruas Goiás e Erich Aben - próximo da Arena Jaraguá.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde